Por que o empréstimo pessoal com cheque é uma boa opção?

Pagar um empréstimo com cheque: é possível? Não é só possível como é também uma das opções de crédito que apresentam mais vantagens para quando você precisa de dinheiro rápido, em situações emergenciais. Mas como funciona? Quem pode solicitar esse tipo de empréstimo? Quais são as desvantagens e desvantagens dessa modalidade? Ficou curioso (a) para saber a resposta para todas essas perguntas e entender como funciona o empréstimo pessoal com cheque? Então, é só continuar lendo esse artigo!

Empréstimo pessoal com cheque: como funciona?

É bem provável que, ao ler o título desse post, você tenha pensado em um conteúdo já ultrapassado, afinal, é difícil quem ainda utilize cheque nos dias de hoje, não é mesmo? Muitas pessoas até acreditam que essa forma de pagamento não existe mais, mas, muito pelo contrário, é uma alternativa de crédito que permite a transação de grandes valores.

Utilizado não só para o pagamento de negócios, o cheque pode ser também a forma de pagamento ao recorrer a um empréstimo. Diante de uma situação emergencial, em que um dinheiro extra se faz extremamente necessário, o empréstimo é a opção que mais vale a pena, mesmo que existam outras disponíveis.

Aproveitando esse assunto, o empréstimo pessoal continua valendo mais a pena do que o cartão de crédito, que é bastante conhecido, mas que tem as maiores taxas do mercado. Existem diferentes modalidades de empréstimo e como você já sabe, estamos falando aqui do empréstimo pessoal com cheque.

Para solicitar um empréstimo dessa modalidade é preciso ter uma conta corrente, afinal, você precisa ter o cheque em seu nome. Na hora de contratar o empréstimo, você faz o pagamento deixando as folhas de cheque referentes a cada uma das parcelas, portanto, as folhas são preenchidas com os valores e datas dos vencimentos e entregues todas de uma vez na hora de assinar o contrato.

O processo de solicitação de um empréstimo pessoal com cheque segue a mesma linha dos demais empréstimos: você procura uma instituição que ofereça esse serviço, faz o pedido de acordo com o valor desejado, apresenta os documentos e é submetido ao processo de avaliação.

Nesse momento a instituição irá avaliar os seus documentos, consultar o seu CPF e verificar se o seu nome está limpo (fator muito importante para conseguir empréstimo pessoal com cheque). Depois disso, você poderá negociar a quantidade de parcelas. O limite do empréstimo e a quantidade de parcelas que você poderá escolher varia de acordo com cada instituição, mas uma coisa é clara: você precisa ter a quantidade de folhas de cheque referente à quantidade de parcelas que pretende pagar.

Por que o empréstimo pessoal com cheque é uma boa opção?

Dentre tantas possibilidades de empréstimo, por que vale a pena escolher o empréstimo pessoal com cheque? Confira a seguir, quais são as principais vantagens dessa modalidade:

1 – Juros mais baixos – a maior vantagem de recorrer ao empréstimo pessoal com cheque são os juros mais baixos, comparados às demais alternativas. Não são as taxas mais baixas do mercado, mas só pelo fato de utilizar o cheque como uma garantia de pagamento, você consegue negociar e encontrar taxas que cabem no seu orçamento.

O valor dos juros varia conforme as regras de cada instituição, e além disso, se alteram de acordo com o valor solicitado e com a quantidade de parcelas que você escolhe para pagar.

2 – Limite mais alto – se você precisa de um valor alto para empréstimo, essa é mais uma razão para recorrer ao empréstimo pessoal com cheque. Por conta dessa certa garantia, você consegue a aprovação de um limite maior do que seria possível nas demais opções.

3 – Menos burocracia – o processo de aprovação de um empréstimo pessoal com cheque costuma ser bem rápido. Se você tiver com os documentos em mãos e, principalmente, se estiver com o nome limpo, conseguirá o seu empréstimo aprovado em pouco tempo. Se você está com o nome negativado, fique esperto no próximo tópico que traremos a solução para conseguir realizar esse tipo de empréstimo mesmo estando com o nome sujo.

4 – Menos risco de esquecer de pagar as parcelas – como você já deixa todas as folhas de cheque referentes ao pagamento de todas as parcelas, você não corre o risco de esquecer a data de vencimento e ter que pagar multas por atraso. Você só precisará se atentar para ter o dinheiro na conta nas datas de vencimento.

Como conseguir empréstimo pessoal com cheque estando com o nome negativado

Nós sabemos que, muitas vezes, o empréstimo é feito justamente para conseguir quitar as dívidas e limpar o nome. Mas se é preciso estar com o nome limpo para conseguir essa modalidade, não há nenhuma alternativa para quem está negativado? A boa notícia é que sim, há uma solução!

Algumas instituições permitem que você utilize o cheque de um terceiro para solicitar esse tipo de empréstimo. Pode ser qualquer pessoa que aceite entrar nessa negociação como fiador, e claro, que esteja com o nome limpo. Você pode conversar com algum amigo ou familiar que possa lhe ajudar, se esse for o seu caso.

Cuidados ao solicitar um empréstimo pessoal com cheque

Assim como em todas as modalidades de empréstimo, existem alguns cuidados básicos que devem ser tomados para evitar problemas maiores na sua vida financeira. Em primeiro lugar, antes de solicitar o empréstimo, você deve se fazer a pergunta: “eu preciso mesmo deste empréstimo?”. Isso porque hoje em dia, é muito fácil solicitar um empréstimo (existem os empréstimos online que facilitam ainda mais) e toda essa facilidade induz ao pensamento de ter um dinheiro extra, muitas vezes, sem precisar dele.

O empréstimo é uma boa solução para sair do aperto e colocar as suas contas em dia, mas precisa ser cuidadosamente planejado para que não se torne um problema.

Outro cuidado que você precisa tomar é em relação aos golpes. Falamos rapidamente da possibilidade de solicitar um empréstimo online, e se essa for a sua opção, o cuidado deve ser redobrado. Existem golpistas atuando nesse ramo e para não ciar nessas armadilhas, pesquisar a reputação da instituição com a qual está negociando é essencial.

E por fim, um cuidado para quem está aderindo ao empréstimo pessoal com cheque é ter em dia o seu planejamento financeiro para ter a garantia de que o dinheiro para o pagamento estará na conta nos dias de vencimento. Isso porque o cheque é uma forma de pagamento à vista e se porventura for depositado e não tiver fundos, o seu nome será protestado pela instituição e você terá o nome negativado.

E aí, gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre outras modalidades de empréstimo? Acesse nosso site: Anjo Cred!