Prós e contras da pandemia para a economia

Durante o ano de 2020, todo o mundo foi afetado pela pandemia causada pelo Covid-19, o coronavírus, doença que causou milhares de mortes ao redor do planeta, além de ter infectado outros milhões. Com isso, um dos setores mais afetados foi a economia, uma vez que, por conta da quarentena que visou diminuir o contágio e o avanço da doença, muitas atividades foram interrompidas.

Com isso milhares de empregos foram perdidos, pessoas viram suas rendas afetadas e até mesmo um auxílio emergencial foi colocado em prática pelo governo brasileiro na tentativa de minimizar os impactos negativos da pandemia para a economia nacional.

Porém, se existe algo que todas as pessoas ligadas à economia sabem, é que sempre existem dois lados da mesma moeda em qualquer situação. Desta maneira, por mais estranho que isso possa parecer, é possível enxergar alguns pontos positivos da pandemia para a economia, embora também existam aspectos negativos neste mesmo setor.

Assim, é importante conhecer estes dois lados, para que se enxergue um panorama mais completo do cenário econômico após a chegada da pandemia ao Brasil.

Os prós da pandemia para a economia

Para que você possa compreender um pouco melhor como é possível enxergar um aspecto positivo da pandemia no cenário econômico atual, confira a seguir quais são estes aspectos:

– Aumento da exportação de determinados produtos

Um dos principais pontos positivos da pandemia para a economia foi o aumento da exportação de alguns produtos específicos para mercados de grande poder aquisitivo. Um destes mercados é a China, que passou por alguns momentos de muita dificuldade em suas produções, mas que manteve um ritmo elevado de consumo.

Em especial, um dos produtos que teve um aumento significativo em seus números de exportações foi a soja, que teve um crescimento estimado em alguns milhões de toneladas a mais em relação ao que era esperado antes da chegada da pandemia.

Em parte, isso se deve, também, ao fato de que muitos países ampliaram a sua estocagem de alimentos logo no início da pandemia, ao preverem que a situação poderia se prolongar por muito tempo, como de fato aconteceu. Assim, para os produtores, mesmo este período conturbado possibilitou melhores resultados e gerou ganhos ainda maiores do que os projetados anteriormente.

– Realização de investimentos mais bem calculados

O mercado de investidores nunca esteve tão movimentado quanto atualmente, especialmente por conta da maior facilidade para que qualquer pessoa possa começar a investir o seu dinheiro. Porém, isso não significa que os investimentos estejam ligados a um perfil aventureiro, de pessoas com pouco conhecimento, por exemplo.

Muito diferente disso, a pandemia permitiu que mais pessoas se especializassem no mercado financeiro e começassem a realizar investimentos com maior cautela e precisão, o que tem lhes gerado retornos muito positivos.

Desta maneira, no aspecto do mercado de investimentos, a pandemia gerou um lado muito positivo, que foi o aumento do número de investidores ativos, bem como a realização de investimentos mais assertivos, sem que houvesse grandes perdas e prejuízos por conta de investimentos feitos por impulso ou sem o devido cuidado.

– Valorização de ações de empresas ligadas à área da saúde

Obviamente, com o mundo assolado por uma das doenças mais contagiosas e fatais de toda a história recente da humanidade, as atenções se voltaram de forma muito grande para as empresas ligadas ao setor da saúde, especialmente laboratórios que podem trabalhar no desenvolvimento da vacina contra o Covid-19.

Isso faz com que estas empresas tenham as suas ações muito valorizadas, o que pode ser visto como um aspecto positivo da economia causado pela pandemia. Ou seja, nem todos os setores e empresas sofreram desvalorização, pois muitas destas empresas podem, agora, usufruir dos benefícios de sua valorização após este período.

Os contras da pandemia para a economia

Embora seja importante visualizar os aspectos positivos e saber que algo de bom pode ter sido tirado da pandemia para a economia, isso não deve mascarar os seus efeitos negativos, os quais são sentidos por grande parte das pessoas.

Assim, observe a seguir quais são os principais aspectos negativos da pandemia para o cenário da economia:

– Aumento do desemprego

Um dos primeiros efeitos sentidos pelas pessoas com a chegada da pandemia, com relação ao cenário econômico, foi a diminuição das vagas de emprego disponíveis. Em grande parte, isso aconteceu como consequência da impossibilidade das empresas em manter as suas atividades durante os períodos de quarentena.

Assim, com menos tempo de trabalho, menos clientes atendidos e lucros reduzidos, grande parte das empresas precisaram diminuir os seus quadros de colaboradores, de forma que o desemprego aumentou de forma bastante rápida neste período, o que gerou um dos piores efeitos negativos da pandemia.

– Diminuição da renda dos trabalhadores

Com o fantasma do desemprego perto por conta de todas as dificuldades que as empresas enfrentaram neste período de pandemia, uma solução que se mostrou bastante comum foi a diminuição do valor pago aos trabalhadores. Ou seja, para não ficarem desempregados, muitos destes trabalhadores optaram por aceitar uma redução em seu pagamento.

Com isso, obviamente o seu poder de compra diminuiu e muitas contas passaram a ser pagas com maior dificuldade. Além disso, a expectativa é que o salário integral de parte dos trabalhadores possa ser restabelecido apenas após uma normalização completa da rotina de trabalho, o que pode levar um tempo ainda maior.

Com isso, está consequência negativa da pandemia para a economia pode se estender ainda por um período maior, uma vez que a disponibilização da vacina a todas as pessoas é algo gradual e que pode acontecer de maneira mais lenta do que o previsto.

Agora que você conhece quais são alguns dos principais efeitos positivos e negativos da pandemia para o cenário econômico, acompanhe a forma como estes efeitos são atualizados conforme o tempo avança. Isso é importante, pois alguns fatores podem fazer com que se intensifiquem os efeitos positivos, ou os negativos, da pandemia, como a chegada da vacina, por exemplo.

Para saber ainda mais sobre como a pandemia impactou a economia do Brasil e do mundo nestes últimos meses, acesse a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos outros temas que poderão lhe ajudar a manter uma vida financeira mais saudável, mesmo neste momento conturbado da economia mundial.

Além disso, você poderá encontrar artigos sobre assuntos que podem lhe ajudar a cuidar ainda melhor do seu dinheiro em situações normais, de modo que possa fazer bons investimentos e controlar os seus gastos para que se mantenha longe dos problemas relacionados à falta de dinheiro, como as dívidas, inadimplência e todos os efeitos negativos que estes problemas podem causar para a sua saúde financeira.