Prós e contras de fazer investimentos

Buscar fazer com que o seu dinheiro renda mais é um desejo comum a qualquer pessoa, pois isso pode representar uma melhor estabilidade financeira, renda mais elevada e situação financeira mais tranquila. E uma das maneiras mais comuns de se fazer com que haja um melhor rendimento do dinheiro é por meio dos investimentos, que são bastante facilitados atualmente.

Diferentemente de alguns anos atrás, em que era bastante difícil e pouco acessível fazer investimentos, hoje muitas plataformas digitais e mesmo aplicativos de bancos permitem que se faça investimentos sem sequer precisar sair de sua conta. Isso contribui para que haja um maior número de investidores no país, embora muitas destas pessoas ainda possam ter dúvidas quanto a seus investimentos.

Entre as pessoas que ainda não investem, estas dúvidas podem ser ainda maiores, pois isso indica que não há uma confiança plena para que invistam o seu dinheiro com total tranquilidade.

Justamente por estes motivos é que se faz necessário conhecer os pontos positivos e negativos dos investimentos, de modo que se tenha dados suficientes para uma melhor avaliação de acordo com a sua realidade financeira para que se determine se investir é, ou não, a melhor alternativa para você.

Os pontos positivos de fazer investimentos

Para ajudar a conhecer melhor os investimentos, observe a seguir quais são alguns de seus principais pontos positivos e as formas como estas ações podem contribuir positivamente para a sua vida financeira:

– Rendimento superior à poupança

A poupança sempre teve um respeito muito grande por parte dos brasileiros, os quais por muito tempo guardavam dinheiro para deixar na poupança e utilizar este valor no futuro, como para o pagamento da faculdade dos filhos ou a compra de uma casa, por exemplo.

O maior problema da poupança, no entanto, é o seu rendimento praticamente nulo, que faz com que as pessoas tenham apenas o seu próprio dinheiro de volta quando precisarem, sem nenhum ganho a mais. Diferentemente, ao fazer investimentos, o rendimento é bastante superior à poupança, de modo que esta é uma maneira muito mais eficiente de guardar o seu dinheiro e fazer com que seu valor aumente periodicamente.

E isso acontece em praticamente todos os investimentos, mesmo aqueles mais simples e com valores mais baixos, o que faz com que os investimentos sejam muito mais positivos que a poupança, que deve deixar de ser vista como uma opção para se guardar dinheiro.

– Possibilidade de investimentos de acordo com a sua realidade financeira

Por muito tempo, a ação de se fazer investimentos teve uma falsa áurea de que isso era algo possível apenas para pessoas ricas, com muito dinheiro de sobra e que não era algo acessível para a população em geral. Isso, porém, está bem longe da realidade, pois existem investimentos para todas as realidades financeiras.

Algumas opções de investimento, como o tesouro direto, por exemplo, podem ter serviços a partir de apenas trinta reais. Ou seja, com este valor de trinta reais você já pode começar a investir, para que tenha um retorno positivo de seu dinheiro no futuro.

– Garantia de que seu dinheiro está seguro

Um fator que faz com que a realização de investimentos seja algo ainda mais seguro atualmente é a presença de fundos garantidores de crédito. Ou seja, caso a plataforma na qual seus investimentos foram realizados sofra algum tipo de problema, o seu dinheiro estará seguro para que você não fique no prejuízo.

Entretanto, este valor segurado possui um limite, o qual é, geralmente, de algumas centenas de milhares de reais. Desta maneira, para os investidores iniciantes, há uma garantia total a respeito de seu dinheiro durante o tempo em que está investido em qualquer tipo de fundo.

Os pontos negativos de se fazer investimentos

Como todos os aspectos da vida, nem tudo é positivo com relação a se fazer investimentos, pois também podem existir pontos negativos neste tipo de uso do seu dinheiro, os quais nem sempre são conhecidos pelas pessoas em geral.

Para que se tenha um conhecimento ainda mais amplo a respeito dos investimentos, confira a seguir quais são os pontos negativos de se fazer investimentos, para que possa avaliar ainda melhor se esta é uma boa opção para você:

– Demora a perceber resultados significativos de renda

Um erro muito comum de quem começa a fazer investimentos é imaginar que em pouco tempo isso irá lhe render muito dinheiro. Diferentemente disso, a realidade é que os investimentos podem levar algum tempo até que se tenha um resultado significativo, que possa impactar diretamente a sua vida financeira.

Ou seja, investir é uma ação que demanda muito tempo e paciência, além de regularidade, pois é preciso que se faça aportes constantes para que o seu dinheiro comece a render mais. Qualquer ato diferente disso pode fazer com que este tempo de resposta de seus investimentos se torne ainda maior.

Obviamente, isso vai de encontro aos valores investidos, pois pessoas que tenham um negócio próprio, por exemplo, e invistam um valor significativo de seu lucro, poderão encurtar este tempo para que o dinheiro investido apresente um bom rendimento.

– Risco de perdas e prejuízos

Por mais que as plataformas de investimento tenham garantias e seguros, investir é uma ação que proporciona riscos, embora apenas em algumas modalidades. Trata-se do investimento em renda variável, que pode apresentar retorno muito maiores e mais rápidos a seus investimentos, mas que contam com um risco de prejuízos.

Isso acontece porque os investimentos se dividem em dois tipos principais, a renda fixa, que é previamente determinada e que possui um valor apresentado ao investidor antes de seu aporte financeiro. Assim, antes mesmo de investir, qualquer pessoa já sabe quanto este investimento vai lhe render e em quanto tempo.

Diferentemente, a renda variável, como seu próprio nome deixa claro, pode sofrer variações ao longo do tempo. Isso faz com que não se tenha a garantia de lucro, ou mesmo de quanto será este lucro, caso aconteça, pois são investimentos que dependem de diferentes fatores para que se tornem reais.

Neste caso, os investimentos em renda variável são indicados apenas para pessoas que já tenham experiência na realização de investimentos e que tenham dinheiro disponível para assumir o risco de perdas sem comprometer sua saúde financeira.

Agora que você sabe melhor quais são os prós e os contras de se fazer investimentos, avalie melhor se esta é uma boa alternativa para você e qual a melhor forma de fazer com que o seu dinheiro renda mais.

Para saber ainda mais sobre investimentos e muitos outros temas relacionados a isso, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações, que poderão ajudar você a ter uma vida financeira ainda mais saudável!