Prós e contras do empréstimo online urgente

A internet trouxe para a atual geração diversas facilidades que rapidamente foram inseridas em nosso cotidiano. Cada vez é maior o tanto de pessoas que pede comida pelo aplicativo, assim como um carro com motorista, fecha viagens e aluga apartamentos entre outros produtos e serviços que podem ser adquiridos online.

É natural que o mercado financeiro também usufrua do espaço, na hora de requisitar um empréstimo online urgente.

Hoje, é possível realizar um empréstimo online, praticamente sem burocracia e com rapidez. O método é ideal para a vida corrida atual e quando há necessidade de dinheiro imediata, para resolver alguma emergência.

Não são apenas os bancos que disponibilizam empréstimo online, mas outras instituições também ocupam a web, inclusive, muitas criadas exclusivamente para o ambiente, como é o caso das fintechs.

As facilidades sedutoras dos empréstimos online

Os sites exclusivos para empréstimo online são bastante convidativos nas ofertas. Até mesmo sem uma emergência de verdade, o cliente pode se sentir seduzido pelo Marketing e os supostos benefícios oferecidos.

Em geral, as ofertas se limitam até R$ 50 mil e liberam no site a possibilidade de simular as quantias e quantidade de parcelas desejadas. A boa notícia é que as taxas de juros dessas instituições exclusivas da web são menores do que a oferecida nos bancos. O motivo é a diminuição do custo, já que não há a estrutura de uma agência, funcionários e gastos, se restringindo muitas vezes apenas a um escritório.Essa restrição de custos faz com que a empresa repasse essa diferença percentual ao consumidor, mantendo sua rentabilidade. A diferença pode ser bastante relevante, já que as taxas de juros bancárias variam entre 4% a 6% ao mês, enquanto essas empresas podem chegar a 3%.Outro fator é o direcionamento mais assertivo dos clientes. A internet permite que as campanhas sejam segmentadas, ou seja, direcionadas a perfis mais específicos.Dessa forma, a empresa tende a buscar perfis cujo risco é mais baixo de inadimplência, oferecendo mais segurança na transação. Com um risco menor, a taxa de juros também diminui e se torna ainda mais atraente ao consumidor.Enquanto muita gente ainda pensa que a internet é um território neutro e que é possível passar por ela despercebido, é exatamente com os rastros que cada pessoa deixa em sua navegação que é possível identificar os clientes em potencial.Isso significa que a pesquisa sobre o perfil não fica apenas no que foi preenchido no formulário, mas em seu comportamento como consumidor e sua responsabilidade financeira.Ou seja, não basta apenas não ter o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, mas manter os pagamentos cotidianos em dia, não ter vários empréstimos online e possuir um perfil de quem busca o equilíbrio orçamentário. Esses dados mais detalhados são fundamentais para a aprovação ou não do crédito.Os bancos tradicionais são acessíveis para quase todos os perfis de clientes, tornando mais difícil a tarefa de selecionar quem tem menos chances de inadimplência. Eles possuem inúmeras ferramentas para evitar os maus pagadores e, por isso, aprovando uma porcentagem bem pequena de pessoas interessadas em empréstimos.Há empresas de empréstimos online que oferecem valores mais elevados, porém a exigência é de que imóveis ou veículos sejam dados como garantia. O bem continua sendo utilizado pelo seu dono, mas ele fica alienado à empresa e caso não sejam efetuados os pagamentos, é possível colocá-lo em leilão, receber o valor com juros, correção e multa.

Será que vale a pena pegar empréstimos online?

Com tantas facilidades e juros menores, será que realmente vale a pena adquirir um empréstimo online? A resposta é sim e não, porque toda negociação tem vantagens e desvantagens que precisam ser avaliadas pelo interessado em sua realização.Ninguém entra no jogo para perder e as empresas que oferecem empréstimos não se comprometem a nada que possa ser prejudicial a elas.É notável que uma das maiores vantagens é fazer uma simulação online e avaliar na hora os juros aplicados, o valor das parcelas e o prazo. Por ser menos burocrático, é também mais rápido passar pelos processos de requisição, avaliação, contratação e liberação, do que uma agência bancária onde o cliente vai até o local, faz uma proposta, leva seus documentos e em geral, precisa voltar outro dia para ter a resposta.Para ajudar melhor nessa avaliação, descrevemos os itens essenciais do empréstimo online e anexamos a eles suas vantagens e desvantagens. Dessa forma, é mais fácil tomar sua decisão, não sem antes pesquisar no mercado qual a empresa mais adequada ao seu perfil.

Vantagens:

1 – Juros: com média de 3% ao mês, mas que podem chegar até 7%, os juros continuam sendo elevados, mas são mais competitivos do que os dos bancos. Principalmente, quando comparado ao cheque especial, com a taxa de juros mais alta do mercado. Por causa disso, pode até valer a pena recorrer a ele para pagar uma dívida com juros mais alto;2 – Objetividade: os sites são muito fáceis de serem utilizados e estimulam o consumidor a optar por eles, no lugar de encarar uma agência bancária e seu tempo de espera no atendimento. Além disso, basta preencher o formulário, encaminhar seus documentos digitalizados ou fotografados, para que seja iniciada a avaliação do perfil. Tudo feito onde o cliente estiver, sem hora marcada;3 – Depósito rápido: a velocidade no preenchimento do formulário e o envio dos dados permanecem quando o dinheiro é liberado. Em geral, não passa de 24 horas, contadas a partir da aprovação do crédito e oficialização do cliente sobre a requisição. Essa rapidez é perfeita para quem precisa de dinheiro com urgência como casos de doenças e acidentes;4 – Aprovação mais flexível: pode parecer estranho para o consumidor que a requisição do empréstimo feita pela Internet tenha maior possibilidade de aprovação do que pessoalmente com o gerente do banco. Mas é a realidade, já que até mesmo quem está negativado nos órgãos de proteção ao crédito pode buscar um empréstimo online, desde que preencham os pré-requisitos exigidos pela empresa.

Desvantagens

:1 – Juros: mesmo sendo menores do que os das agências bancárias, ainda assim, são considerados elevados os juros cobrados. É importante, antes de fechar o negócio, avaliar bem como será o impacto da dívida no orçamento, a cada mês;2 – Taxas: além dos juros cobrados há também taxas, que não são baixas e nem poucas. Elas são acrescidas no total final do valor do empréstimo e diluída nas parcelas mensais;3 – Prazos: em geral, os prazos para pagamento são menores do que os oferecidos nos bancos. Muito curtos, acabam pesando no orçamento o valor elevado das parcelas, que ainda possuem as taxas e juros inseridos.4 – Ciladas: é fundamental buscar informações sobre a empresa que está buscando crédito online. Esse meio também abre espaço para empresas de fachada e falsários, que podem causar grandes danos. Pesquise junto ao Banco Central.Antes de fechar um empréstimo online, avalie bem se é um bom negócio para sua realidade no momento. É fundamental que o impacto com o pagamento das parcelas não seja devastador em suas contas e acabe prejudicando ainda mais seu orçamento. Para saber mais sobre finanças e créditos, navegue nas páginas da AnjoCred e saiba mais!