O avanço das tecnologias de informação e a popularização do acesso à internet impulsionam o crescimento dos negócios online, entre os quais os bancos 100% digitais. É uma tendência no Brasil e no mundo. Afinal, por que gastar tempo indo ao banco quando é possível realizar transações bancárias online, com tarifas mais baratas, não é mesmo? Não é à toa que o mercado de bancos digitais está em franca expansão.
Para fazer frente à concorrência dos bancos online, as instituições bancárias tradicionais, que possuem agências para atendimento presencial, também disponibilizam aos clientes canais digitais para a realização de diversas transações bancárias como transferências, pagamentos, recarga de telefone celular, aplicações financeiras, entre outras operações. O cliente pode utilizar o serviço de internet banking ou o mobile banking.
A internet banking é o serviço que permite ao cliente acessar o site da instituição bancária por meio de um computador. O mobile banking é o aplicativo do banco instalado no celular do cliente, o qual possibilita a realização de operações bancárias, com rapidez e segurança.
São dois caminhos para economizar tempo, mas o cliente continua pagando tarifas caras para manter os serviços atrelados à conta corrente.
Por este motivo, muitos clientes estão migrando para bancos digitais.
Como abrir uma conta em banco digital?
Antes de abrir uma conta, o primeiro passo é fazer a pesquisa de mercado para entender qual banco digital oferece mais benefícios, vantagens e facilidades para o cliente. Como o banco online não possui agência, é importante saber como funciona o suporte ao cliente e se existem opções para sacar dinheiro.
Outro ponto importantíssimo é confirmar se o banco online está segurado pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o qual garante proteção financeiras aos clientes que possuam saldo de até R$ 250 mil, caso o banco online venha a quebrar. Por isso, é importante pesquisar o mercado e buscar bancos digitais mais sólidos e reconhecidos legalmente como bancos digitais e não como empresas financeiras, as quais não estão cobertas pelo FGC. No site do FGC é possível consultar a lista de bancos, tradicionais e digitais.
Após fazer a escolha, basta instalar o aplicativo do banco digital para solicitar a abertura da conta corrente e preencher o formulário. É importante estar com a documentação pessoal em mãos para fazer as imagens solicitadas para o cadastro. Uma delas é a self com o RG ou CNH para identificar o solicitante.
Depois, é só aguardar a resposta do banco. Se a abertura da conta for aprovada, o cliente receberá o cartão do banco no endereço informado, bem como todas as instruções para realizar as transações online. Os procedimentos são simples, rápidos e seguros.
Quais os prós e contras do banco online?
Como todos os negócios, os bancos digitais também tem prós e contras. Por esta razão, é recomendável fazer a pesquisa de mercados e avaliar quais são as suas expectativas em relação aos serviços de um banco desse tipo.
4 vantagens do banco online
1. Tarifas bancárias mais baratas
Como o banco digital não possui uma rede de agências, os custos do negócio são menores em comparação aos dos bancos tradicionais. Por este motivo, os bancos digitais têm menos taxas e os valores das tarifas são mais econômicos. Para quem realiza muitas transações, compensa ter uma conta corrente em banco digital. Há bancos online que garantem tarifa zero para diversos serviços, ainda, para saques em bancos 24 horas.
2. Menos burocracia e atendimento rápido
Os procedimentos para a abertura da conta são mais rápidos e sem burocracia. Se o cliente preencher os dados com exatidão e enviar a documentação digital solicitada, em pouco tempo estará com a conta bancária aberta. Não é necessário gastar tempo para ser atendido pelo gerente de uma agência física.
3. É mais prático e cômodo para o cliente
Com uma conta corrente em banco digital não é necessário perder tempo em filas nem depender do horário de expediente da rede bancária. O acesso pode ser feito em qualquer lugar e horário, acessando o aplicativo instalado no smartphone. Outra praticidade do banco online é a emissão de boletos por pessoa física.
4. Diversidade de investimentos financeiros
Um ponto positivo para quem já faz ou busca oportunidades de investimentos financeiros é que os bancos digitais oferecem mais opções. O acesso e as transações são mais rápidos e sem burocracia. O cliente só precisa ter capital para investir. Caso precise de ajuda para utilizar a plataforma de investimentos, basta acionar o suporte técnico do banco digital.
4 desvantagens do banco online
1. Depende da qualidade da internet
Como todas as transações são online, o cliente depende da qualidade da internet para acessar o aplicativo e realizar as operações desejadas. Se ficar sem internet, não terá condições para utilizar o banco digital enquanto o serviço não for restabelecido. Além disso, não há como recorrer ao atendimento presencial, uma vez que o banco online não possui agências físicas.
2. Falhas no sistema do banco
A internet do cliente pode estar funcionando 100%, porém, se o sistema do banco falhar, será necessário aguardar o restabelecimento do serviço para realizar as operações desejadas. Bancos digitais possuem sistemas bem estruturados e robustos, mas não estão isentos de falhas técnicas.
3. Dificuldade para fazer saques
Antes de abrir a conta no banco online é importante saber quais as opções para saque e o custo desse serviço. Há bancos digitais que disponibilizam o serviço de saque em terminais de autoatendimento 24 horas. Caso contrário, se o cliente tiver outra conta corrente em banco tradicional, será necessário transferir o valor desejado para conseguir sacar o dinheiro.
4. Sem atendimento presencial
Quem ainda não incorporou o uso da tecnologia, no dia a dia, pode sentir falta do atendimento presencial, em algumas situações. Por isso, entender melhor como funciona o suporte ao cliente do banco digital, antes de migrar para esse tipo de serviço. Como o custo da conta bancária online é menor, é possível manter a conta corrente tradicional durante o período de adaptação.
O que você deve ter em mente ao planejar abrir uma conta em banco digital:
• Verifique se a instituição é reconhecida como banco digital ou é uma financeira.
• Consulte o Banco Central do Brasil para saber mais sobre a regulamentação de bancos digitais.
• Pesquise a reputação do banco online junto aos órgãos de defesa do consumidor e as avaliações publicadas por clientes.
• Analise os serviços e as tarifas cobradas pelo banco digital, principalmente quanto aos saques e transferências.
• Confirme se existe opção para saque, com tarifa zero.
• Considere se você tem perfil para utilizar um banco que não possui atendimento presencial.
• Informe-se sobre os protocolos de segurança para a realização de transações bancárias eletrônicas.
Agora que você conhece os prós e contras do banco online, acesse o site da AnjoCred para ler outros artigos sobre finanças e economia.