Muitos brasileiros estão acostumados a ouvir esse termo, mas ainda possuem poucas informações a respeito das bolsas de valores. É bastante comum ver notícias sobre quedas, altas e variações em diferentes bolsas de valores pelo mundo, mas é preciso compreender o que isso significa.
Primeiramente, é preciso entender que as bolsas de valores são instituições nas quais as grandes empresas podem colocar as suas ações, de modo que investidores coloquem o seu dinheiro nisso, o que gera a valorização da marca e, consequentemente, mais ganhos.
Essas bolsas sofrem variações de acordo com a oscilação da economia mundial. Fatores como a pandemia do Covid-19, por exemplo, fizeram com que praticamente todas as bolsas tivessem baixas em sua valorização, o que afeta a todas as empresas e seus acionistas.
Em geral, essas variações são conhecidas como índices globais, os quais possuem a finalidade de tornar mais claro o que os investidores e acionistas podem esperar da economia mundial de acordo com os números apresentados.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o que são as bolsas de valores e a sua principal função, que é tornar possível que grandes empresas tenham investidores como seus acionistas, confira a seguir quais são as principais bolsas de valores de todo o mundo.
NYSE – New York Stock Exchange
A principal bolsa de valores do mundo – e também, uma das mais antigas – foi criada em 1792 e, desde então, já viu diversas mudanças na economia mundial. A NYSE é a bolsa de valores localizada em Wall Street, comumente qualificada como o maior centro econômico e financeiro de todo o mundo.
O que faz com que seja a principal bolsa de valores do mercado mundial é o fato de que grandes empresas possuem as suas ações presentes nesta bolsa. Gigantes do mercado mundial, como Coca-Cola, McDonald’s, Facebook, entre muitas outras, são exemplos de empresas que contribuem para que as atenções estejam sempre voltadas para a variação da NYSE.
A presença destas grandes empresas na NYSE faz com que ela seja a mais valorizada de todo o mercado internacional, com uma valorização aproximada de 21 trilhões de dólares.
Nasdaq
Outra importante bolsa de valores mundial presente nos Estados Unidos é a Nasdaq, também sediada em Nova York. Porém, as semelhanças podem ser encerradas neste ponto, pois as características entre ela e a NYSE tendem a ser bastante distintas.
Um exemplo disso é que a Nasdaq é uma bolsa de valores que costuma concentrar empresas mais voltadas ao setor da tecnologia, enquanto a NYSE concentra empresas mais antigas e tradicionais. Isso pode ser explicado pelo fato de a fundação da Nasdaq ter ocorrido apenas em 1971, de forma que seja mais identificada com empresas mais modernas.
A valorização desta importante bolsa mundial não fica muito longe da sua conterrânea, uma vez que gira em torno de 17 trilhões e meio de dólares. Isso se deve ao fato de que ações de empresas como Facebook e Apple estão presentes na Nasdaq e geram uma importante valorização de seus negócios.
Euronext
Fora dos Estados Unidos da América, outras importantes bolsas compõem a economia mundial, dentre elas a Euronext, sediada em Amsterdã, na Holanda. Esta é uma das bolsas mais antigas da história mundial, fundada em 1602, ainda com o nome de Amsterdam Stock Exchange.
Desde o ano 2000, no entanto, houve a mudança que gerou a troca do nome para Euronext, uma vez que a bolsa passou a atender os mercados de outros grandes centros europeus e não mais apenas os da Holanda. Hoje, a Euronext concentra operações dos mercados de cidades como Londres, Lisboa, Paris, Dublin, entre outras.
Entre muitas empresas de grande porte que possuem ações operadas pela Euronext, algumas das que podem ser destacadas são gigantes como Heineken e Philips. Isso contribui diretamente para a valorização desta bolsa, que é de aproximadamente 4 trilhões e meio de dólares.
TSE – Tokyo Stock Exchange
Uma das maiores bolsas de valores do mundo, a TSE foi, por muito tempo, a mais valorizada fora dos Estados Unidos, superada apenas nas últimas décadas pela chinesa SSE.
Por se tratar da principal bolsa de valores japonesa, é natural que a maior parte de suas empresas sejam gigantes nipônicas, especialmente dos setores automotivo e de tecnologia. Entre os principais destaques da TSE estão empresas como Toyota, Mitsubishi Motors, Sony, entre outras bastante conhecidas mundialmente.
A valorização dessa bolsa é de pouco menos de 6 trilhões de dólares, o que a coloca, ainda hoje, como uma das cinco maiores de todo o mundo. Por conta disso, ela tem uma enorme importância para a economia mundial.
SSE – Shanghai Stock Exchange
A abertura da economia chinesa nas últimas décadas foi responsável por grandes mudanças na economia mundial. Um exemplo disso é o fato de que a bolsa de Shangai, a SSE, se tornou, em poucos anos, a mais valorizada fora dos Estados Unidos.
De uma maneira geral, as empresas que possuem ações na bolsa de valores de Shangai são menos conhecidas do que as de outras bolsas, como as norte-americanas e a japonesa, por exemplo. Assim, exemplos que podem ser citados de empresas que possuem ações que operam na SSE são o AgBank (Banco Agrícola da China), Bank of China, China Life, entre outras muito mais conhecidas dentro do país asiático.
A valorização desta bolsa de valores é de aproximadamente 6 trilhões e meio de dólares, de forma que recebe uma atenção muito grande de toda a economia mundial.
B3
Principal bolsa de valores brasileira, embora não faça parte da lista das mais valorizadas no mundo, deve ser conhecida, pois é responsável pela negociação de grande parte de ações das marcas mais conhecidas de todos os brasileiros. Petrobras, Magazine Luiza, Gerdau, Vale e Ambev, por exemplo, são algumas das empresas que negociam ações na B3.
A valorização desta bolsa tem subido de forma bastante perceptível nos últimos anos e já alcançou a marca de 3 trilhões e meio de dólares em 2020. Isso possui um impacto direto na economia brasileira, pois quanto mais valorizadas suas ações, maior será o benefício para investidores brasileiros.
Agora que você conhece um pouco mais sobre as principais bolsas de valores do mundo, utilize isso para se aprofundar ainda mais em suas avaliações financeiras e acompanhar a movimentação econômica mundial com plena certeza do que cada mudança significa.
Para saber mais sobre bolsas de valores e muitos outros temas relacionados à economia nacional e mundial, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas que poderão lhe ajudar a cuidar ainda melhor de seu dinheiro e poder começar a investir em diferentes tipos de ações!