Entre todos os problemas financeiros que podem acometer as pessoas, um dos piores, e certamente mais temido é o nome sujo no mercado, inserido nos órgãos de proteção ao crédito. Além do incômodo de ter seu nome diretamente ligado à inadimplência, o nome sujo no mercado impossibilita ainda que se consiga crédito para qualquer finalidade, o que impede a compra de quaisquer itens.
Este tipo de problema com o crédito pode trazer dificuldades ainda maiores, pois em caso de alguma necessidade de crédito, a pessoa pode não conseguir comprar itens de primeira necessidade, ou mesmo ficar sem atendimento em alguns serviços que exigem avaliação de crédito.
Desta maneira, é muito importante que se consiga limpar o seu nome o mais rápido possível quando este entra nos registros de inadimplência, para evitar este tipo de dificuldade no futuro. Porém, muitas pessoas não sabem que existem diversos tipos de estratégias para conseguir limpar o seu nome, de modo que cada pessoa pode encontrar a estratégia que melhor se adequa à sua realidade.
As melhores estratégias para limpar o seu nome no mercado
Confira a seguir quais são as melhores estratégias para limpar o seu nome no mercado, e saiba qual delas é a melhor para resolver a sua situação financeira e deixar a inadimplência de vez:
1 – Renegocie a sua dívida diretamente com os credores
A renegociação de dívidas é, certamente, a estratégia mais conhecida pelo público geral, mas muitas pessoas ainda não sabem como este tipo de negociação funciona, e deixam de quitar as suas dívidas por conta do medo de iniciar este diálogo.
De uma maneira geral, a grande maioria das empresas está aberta a renegociação de dívidas, pois representa um modo muito mais fácil de receber pelo crédito cedido. Assim, a chance de conseguir renegociar uma dívida em parcelas que cabem no seu bolso é grande e muito atraente para quem possui dívidas.
No entanto, é preciso que se atente sempre ao número de parcelas neste tipo de negociação e aos valores de cada parcela, para adequar estes valores mensais à sua realidade financeira e evitar um novo caso de inadimplência, que, certamente, dificultaria um novo acordo no futuro.
2 – Troque sua dívida por uma outra com juros menores
Um dos maiores problemas gerados pela inadimplência é o valor altíssimo de juros que uma determinada dívida pode adquirir, o que faz com que seja muito mais difícil de quitá-la. Isto significa que, se você possui uma dívida que gera juros muito altos, trocá-la por uma com juros menores pode ser uma boa opção para conseguir limpar o seu nome.
Neste caso, a negociação não é feita entre o cliente e a empresa credora, mas sim por meio da obtenção de um empréstimo com juros menores e o pagamento total da dívida anterior. Desta maneira, o cliente deixa de ser inadimplente para a empresa e passa a dever apenas o seu empréstimo, que deve possuir juros mais baixos.
Este tipo de estratégia, porém, apresenta algumas restrições, uma vez que existem empresas que não realizam empréstimo para pessoas negativadas. Assim, é necessário que se faça uma pesquisa sobre empresas ou instituições bancárias que aceitem este tipo de empréstimo para pessoas com o nome sujo.
3 – Conheça suas dívidas e faça um planejamento de pagamento mensal
Embora muitas empresas estejam abertas a negociações e façam um novo parcelamento de dívidas, é sempre importante que se esteja preparado para enfrentar uma situação adversa, na qual a renegociação não é possível. Nestes casos, é importante se informar sobre o real tamanho de suas dívidas atuais, já somados os valores de multas e juros.
Após este conhecimento total de sua dívida, é preciso que se tenha também um planejamento mensal que inclua esta dívida em seus gastos fixos, para que se possa, assim, limpar o seu nome após o determinado número de parcelas determinadas.
Embora esta estratégia seja a mais difícil e possa levar um tempo maior para que seu nome seja limpo, é melhor que se tenha este sacrifício em seu orçamento durante algum tempo, mas que resulte no nome do cliente limpo novamente, fora da lista de inadimplência.
4 – No caso de cobranças indevidas, busque ajuda jurídica
Um problema que pode acontecer e gerar prejuízos muito grandes ao cliente é o caso de cobranças indevidas, nas quais a empresa cobra por algo que o cliente não adquiriu. Embora estes casos sejam muito mais raros atualmente, ainda é um risco ao qual todas as pessoas estão expostas, e, portanto, devem saber como lidar.
Se você recebeu uma proposta indevida, é preciso que se busque ajuda jurídica, pois isto pode gerar prejuízo financeiro ao cliente, o qual deve ser arcado pela empresa. Porém, é importante que se tenha a certeza absoluta de que a cobrança é indevida, pois uma perda de causa pode gerar valores ainda maiores a serem pagos.
Outro ponto que pode levar à necessidade de ajuda jurídica é o procedimento de cobrança por meio de métodos abusivos ou mesmo por meio de técnicas vexatórias para o cliente inadimplente. Isto gera um prejuízo moral, além de financeiro, no qual a empresa que adota estas práticas pode ser acionada legalmente.
Sempre que se optar pelo acionamento jurídico, é preciso que se faça consultas com profissionais qualificados e capacitados em direitos dos clientes, para que se tenha certeza de uma boa condução do caso, sem novos prejuízos para o cliente.
5 – Invista seu dinheiro e evite novos casos de inadimplência
A melhor maneira de manter seu nome limpo é, depois de quitar suas dívidas, começar a fazer o seu dinheiro render mais para evitar novas dívidas que levem seu nome à lista de inadimplência novamente. Para isto, o investimento de seu dinheiro é a forma mais segura de obter um retorno positivo que irá beneficiar o seu orçamento.
Além disso, o investimento pode ser feito com o valor idêntico aos de parcelas pagas para quitar suas dívidas, de modo que seu equilíbrio financeiro se mantenha o mesmo e gere uma renda ainda maior para sua família. No entanto, assim como em qualquer negociação, é preciso procurar quais são as melhores opções de investimento que atendam às suas necessidades especificamente.
Para saber ainda mais sobre como manter seu nome limpo e sair de vez da inadimplência, acesse a página da AnjoCred e leia outros artigos sobre investimentos, economia, taxas de juros, empréstimos, financiamentos, consórcios, seguros e muitos outros assuntos referentes ao universo financeiro. Assim você poderá saber como fazer o seu dinheiro render muito mais, obter um bom controle de seu orçamento e, até mesmo, começar a fazer a sua reserva de emergência para situações imprevistas!