Saiba como alcançar a liberdade financeira

Um sonho em comum de todos os brasileiros é atingir a liberdade financeira. Mas para muitos, ele parece ser inacessível, impossível de alcançar com os recursos obtidos pelo trabalho mensal. O que justifica a grande procura por jogos como a Megasena e seus espetaculares prêmios, que aguçam o desejo de enriquecer e deixar para trás uma vida de dívidas e restrições, soando como solução para sair dessa rotina.

saiba-como-alcancar-a-liberdade-financeira

Além das dificuldades financeiras, a falta de qualidade de vida e a oportunidade de passar mais tempo com as pessoas queridas, é um dos motivos para a ascendência do estresse que vem cada vez mais atingindo a população. O ciclo vicioso parece se perpetuar entre as gerações, mas é possível para todos quebrá-lo através de atitudes assertivas para mudar essa rotina e alcançar a tão sonhada liberdade financeira.

O que é liberdade financeira?

A liberdade financeira é caracterizada pela possibilidade de fazer o que deseja com o dinheiro que tem. Isso inclui fazer uma viagem, ir a um local diferente, consumir um produto mais caro e, principalmente, não se preocupar com as contas mensais. Essa descrição não é apenas para pessoas consideradas ricas, mas define aquelas que conseguem cobrir suas despesas e ainda realizar projetos que lhe façam feliz sem precisar fazer contas.
A declaração que “dinheiro não traz felicidade” serve apenas para aqueles que dão valor extremo ao dinheiro, acima dos valores pessoais. Mas, na prática é bastante difícil ser feliz com cobradores no seu encalço, dificuldade em realizar pequenos prazeres como ir ao cinema ou sair para jantar, não conseguir tirar um tempo para férias e viagens e ter dificuldades em manter o plano de saúde em dia.
Com dinheiro é possível aproveitar com mais liberdade a vida e agradar as pessoas que amamos. Fugir das rígidas regras financeiras e ter mais oportunidades de experimentar e vivenciar bons momentos, aprender e até se curar. É bem mais simples do que parece e muito mais acessível do que se imagina, já que para grande parte das pessoas a felicidade não está em adquirir bens e acumular fortunas, mas em simplesmente não se preocupar com dinheiro, o que é bem diferente.
Em tempos de salários baixos e custo de vida alto, atingir o equilíbrio financeiro é uma dádiva. Afinal, conseguir não contrair dívidas, pagar todas as contas em dia e ainda ter dinheiro suficiente até o final do mês pode parecer algo simples, mas é algo para poucos. Ao contrário do que se imagina, não é preciso ter um salário alto para chegar a esse patamar, mas sim adquirir uma mudança de pensamento financeiro e muito planejamento.

É hora de mudar!

A mudança para uma vida financeira mais plena não acontece num piscar de olhos, mas é construída por ações cotidianas transformadoras. A aproximação da virada do ano estimula as pessoas a buscar novas alternativas para mudar de vida e conquistarem seus sonhos, mas na prática, assim que o ano se inicia nada de novo acontece de fato. Pode ser por falta de estímulo, direcionamento ou conhecimento, que trazem um sentimento de frustração.
Para muitos, conseguir ficar mais tempo com os entes queridos já seria uma grande evolução. O tempo hoje é um dos bens mais precisos, diante de uma vida cheia de exigências e com pouca flexibilidade. E quanto mais se trabalha para custear seus gastos, menos tempo se tem para usufruir dos prazeres da vida, o que denota claramente a falta de liberdade do individuo e a prisão pela rotina.
Há pessoas que atribui a liberdade financeira com conseguir trabalhar com o que se gosta e conseguir viver bem com o salário. Enquanto outras acreditam que ter liberdade financeira é poder fazer as compras que desejam, sem precisar de promoções e pechinchas. Fazer pagamentos à vista, ajudar as pessoas necessitadas, se aposentar com tranquilidade, fazer viagens internacionais sempre que desejar são alguns dos caminhos muito particulares da definição de liberdade.
Não importa qual dessas opções é a mais adequada, todas podem ser viáveis a partir de uma nova forma de encarar a relação com o dinheiro. Como para a suprema maioria das pessoas o dinheiro vem do trabalho, saber a sua importância é um primeiro passo para conquistar uma boa relação com ele. Todo dinheiro pode se esgotar rapidamente se não houver manutenção de seus valores, através de salário ou investimentos, o que nos direciona a entender e saber como construir despesas pessoais mais adequadas a sua realidade.
A conta parece fácil, afinal é preciso gastar menos do que se ganha e economizar uma parte dos recebimentos mensais, mas na prática organizar o orçamento é um bicho de sete cabeças para muitas pessoas. Antes de qualquer coisa é preciso listar quanto se ganha e quanto se gasta, retirando todos os impostos e descontos do contracheque. Essa exposição ajuda a entender seus gastos e saber o que pode ser cortado, diminuído ou negociado. Em geral há surpresas positivas nessa avaliação, com cortes que dão um alívio nas despesas.
Para não ter dificuldade em fazer essa tarefa, crie uma planilha e discrimine tudo o que é gasto. Desde as contas fixas como luz e aluguel, até mesmo o cafezinho e o transporte público. Nada deve ficar de fora e tudo deve ser bem explicitado para que ao final do mês se tenha uma visualização da realidade financeira. Há aplicativos ótimos para isso e que avisam quando os gastos estão próximos de ultrapassar o recebimento.
Quem tem dívidas e não sabe como quitá-las, o indicado é renegociar antes que vire uma bola de neve. As instituições financeiras e comerciais estão mais interessadas em manter os clientes e tendem a ser bastante interessadas em negociações a ter que encarar um processo judicial. Os juros são bem altos e podem desestabilizar todas as finanças, levando-as ao caos. Há a opção de aproveitar o dinheiro das férias ou do décimo terceiro para quitá-las a vista e tirar esse problema de sua vida e não fazer um novo.
Planejar suas finanças é um dos passos mais vigorosos para chegar à liberdade financeira. É preciso saber o que se quer, como comprar uma casa própria e sair do aluguel, ter uma boa aposentadoria, garantir a faculdade dos filhos e muito mais. Não há limites para os projetos, mas quanto mais concretos eles forem, serão mais fáceis de serem cumpridos.
E nada disso é possível sem economizar. É preciso ser bastante responsável em retirar uma porcentagem dos seus ganhos mensais, em média de pelo menos 20%, para investir. O mercado financeiro disponibiliza uma série de produtos para cada perfil de investidor, com maior ou menor risco, assim como maior ou mais segura rentabilidade. Ao criar uma rotina de investimentos e enxugar os gastos mensais, a liberdade financeira pode chegar muito antes do que se imagina.
A liberdade financeira não é um benefício seletivo para algumas pessoas. Todos podem atingi-las a partir de uma mudança na forma de pensar no dinheiro e no comportamento. Se educar financeiramente é um princípio básico para grandes feitos futuros e a AnjoCred pode ajudar. Entre no site e leia mais sobre o assunto, que pode ser a saída que precisava para uma renovação.