Os últimos anos, as criptomoedas ganharam um destaque muito grande, com um número cada vez maior de investidores nos mais diferentes tipos de criptoativos disponíveis no mercado. Desta forma, naturalmente, o Brasil também passou a ter uma participação bastante ativa no mercado de criptomoedas, como um dos países com maior número de investidores.
Porém, mesmo com esta importância das criptomoedas no país, o mercado brasileiro ainda é alvo de muitas dúvidas e questionamentos, até mesmo por parte de pessoas que já possuem algum tipo de investimentos nos criptoativos. Assim, é muito importante que se tenha um maior esclarecimento a respeito do mercado de criptomoedas no Brasil, para que este possa ser um tema cada vez mais bem compreendido pelos investidores brasileiros.
O cenário das criptomoedas no Brasil
Para que se possa compreender melhor o mercado de criptomoedas no Brasil, é preciso que se saiba como o cenário deste tipo de investimentos evoluiu no Brasil desde a sua chegada. Isso pode fazer com que se tenha uma noção ainda maior com relação à importância deste tipo de investimentos no país, uma vez que possui muitos atrativos a novos investidores.
Um dos primeiros pontos que deixa isso bastante claro é o fato de que o Brasil possui mais de 10 milhões de pessoas com investimentos em algum tipo de criptomoeda. Ou seja, cerca de 5% da população brasileira já aplicou o seu dinheiro nas moedas virtuais em busca da sua valorização e de um maior rendimento para suas finanças.
Este número coloca o Brasil como o quinto principal país no mercado de criptomoedas em termos de porcentagem da população, atrás apenas de Índia, Estados Unidos, Rússia e Nigéria. Assim, este é um mercado que tem ganho cada vez mais importância no Brasil, e que leva um número crescente de pessoas a investir o seu dinheiro em criptoativos.
Porém, o mercado de criptomoedas no Brasil ainda não possui uma regulamentação específica, de modo que torna possível diversas brechas em sua utilização e muitas dúvidas por parte de investidores. De certa forma, esta falta de regulamentação pode fazer com que algumas pessoas ainda tenham algum receio de aplicar o seu dinheiro em criptomoedas no Brasil.
No entanto, a expectativa é de que o mercado de criptomoedas no Brasil pode passar a contar com uma regulamentação já nos próximos anos. O Banco Central já trabalha em meios de regulamentar este mercado, além de integrar com outras ferramentas já existentes no país, como o PIX, por exemplo, para que as criptomoedas sejam ainda mais facilmente acessíveis a investidores brasileiros.
O mercado de criptomoedas no Brasil durante a sua crise
Ao longo do ano de 2022, o mercado de criptomoedas passou por um de seus momentos mais difíceis ao longo da existência dos criptoativos. Isso porque houve a desvalorização de praticamente todas as criptomoedas, algo bem pouco comum na história destas moedas virtuais.
Para investidores de todo o mundo, isso fez com que houvesse um receio maior no investimento nas criptomoedas ao longo deste ano, até mesmo com uma redução no número de investidores de algumas moedas específicas. No entanto, no Brasil a situação foi um pouco diferente, mesmo ao longo desta crise das criptomoedas.
Isso porque o número de investidores do mercado de criptomoedas brasileiro passou por um constante crescimento, de modo que este mercado se fortaleceu mesmo com a desvalorização de muitos de seus ativos. Assim, o Brasil foi um dos poucos países em que esta crise não gerou maiores problemas para o mercado.
De maneira geral, muitos destes novos investidores, que passaram a aplicar o seu dinheiro nas criptomoedas ao longo deste ano, realizaram essa ação com uma expectativa de novas valorizações ao longo dos próximos anos. Assim, o momento de queda das criptomoedas se tornou mais atraente a estes investidores, que compraram criptomoedas por valores mais baixos na esperança de contar com uma valorização deste investimento.
Embora isso possa representar um risco, uma vez que o mercado de criptomoedas pode ser bastante volátil e se trata de uma renda variável, este tipo de escolha dos investidores brasileiros pode ser bastante acertada. Caso haja, de fato, esta valorização das criptomoedas no próximo ano, a possibilidade de retorno pode ser muito maior em comparação aos demais investimentos disponíveis atualmente.
A expectativa para o futuro do mercado de criptomoedas no Brasil
Mesmo após um ano de crise no mercado de criptomoedas, a expectativa para o mercado brasileiro é bastante positiva para o futuro. Porém, ainda pode haver um grande questionamento a respeito disso, uma vez que não há qualquer certeza sobre as próximas ações dos órgãos financeiros, por exemplo.
Assim, o futuro do mercado de criptomoedas no Brasil passa, diretamente, pela forma como este será regulamentado. De acordo com a sua regulamentação, poderá haver uma expectativa de maior ou menor crescimento, o que impactará a forma como os investidores aplicarão o seu dinheiro nas criptomoedas.
Entretanto, mesmo antes desta regulamentação, há um indício de um fortalecimento deste mercado no Brasil, pois grandes empresas já passaram a investir nas criptomoedas e até mesmo na criação de novos criptoativos que podem ajudar a compor o mercado nacional. Alguns bancos digitais, por exemplo, já contam com criptomoedas próprias, e permitem que seus clientes façam o investimento em criptomoedas diretamente em seus aplicativos.
Desta forma, passa a existir uma popularização ainda maior das criptomoedas no Brasil, de modo que ainda mais pessoas possam passar a investir seu dinheiro nestas moedas virtuais com maior facilidade e aportes mais acessíveis. Isso permite, também, uma maior diversificação deste mercado, o que pode contribuir para um fortalecimento maior do mercado de criptomoedas no Brasil.
Por todos estes fatores, uma certeza é que o mercado de criptomoedas estará em grande destaque e evidência no Brasil, de modo que poderá dividir a atenção com outros tipos de investimentos. Para os investidores, isso pode ser algo muito positivo, uma vez que permite uma diversificação maior da sua carteira de investimentos e maiores chances de sucesso, com bons retornos financeiros.
Agora que você conhece um pouco melhor o mercado de criptomoedas no Brasil, coloque este conhecimento em prática e avalie se esta é uma boa opção de investimento para você. Porém, lembre-se sempre de considerar o risco que será assumido, bem como o impacto que isso poderá ter em sua vida financeira.
Para conhecer ainda melhor o mercado de criptomoedas no Brasil, bem como as diferentes opções de criptoativos disponíveis atualmente, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados, os quais poderão lhe ajudar a fazer investimentos ainda melhores, para que se possa chegar a uma tranquilidade financeira muito maior no futuro!