Saiba quantos empréstimos você pode fazer

Em várias situações, o dinheiro de seu orçamento pode não ser o suficiente para arcar com seus compromissos ou mesmo para solucionar situações emergenciais, o que faz com que o empréstimo seja o primeiro serviço financeiro ao qual você pensa em recorrer. Isso porque a liberação do dinheiro é fácil, não há grande burocracia e o pagamento pode ser dividido em várias parcelas.

dinheiro

No primeiro momento após a realização de um empréstimo, pode parecer que a situação está devidamente controlada, mas as crises financeiras e necessidades, bem como situações inesperadas, podem atingir qualquer pessoa. Estes problemas podem fazer com que haja a necessidade de um novo empréstimo para reorganizar a sua vida financeira.

Justamente neste momento é que muitas pessoas possuem dúvidas a respeito do empréstimo financeiro, ou, mais exatamente, sobre quantos empréstimos podem ser realizados ao mesmo tempo.

O primeiro ponto que deve ser compreendido é que o empréstimo deve ser utilizado como um serviço ao qual você pode recorrer para reorganizar sua vida financeira ou mesmo para conseguir realizar objetivos de maior valor. Ou seja, o empréstimo não pode ser visto como uma fonte de dinheiro, pois todos os valores obtidos em seus empréstimos deverão ser pagos com juros no prazo estipulado.

Com isso em mente – e com a consciência de que o empréstimo deve ser utilizado com o devido cuidado -, a resposta para a dúvida inicial é de que, sim, você pode ter mais de um empréstimo ao mesmo tempo. Na verdade, o limite de serviços utilizados simultaneamente pode ser bem maior do que dois empréstimos.

Porém, existem algumas regras e detalhes a serem observados, os quais podem variar de acordo com os diferentes empréstimos a serem contratados. Assim, observe, a seguir, quais os diferentes tipos de empréstimos que podem ser contratados simultaneamente, bem como o número máximo de contratos e outros regulamentos para que isso seja possível.

Empréstimos consignados

Um dos empréstimos mais fáceis de serem aprovados, o empréstimo consignado é aquele no qual o pagamento é feito diretamente com o desconto em folha de pagamento ou benefício, no caso de aposentados e pensionistas. Isso faz com que o risco de prejuízo seja nulo para as empresas credoras, de forma que a aprovação é facilitada e as taxas de juros são mais baixas em relação a outras modalidades de empréstimos.

Porém, o empréstimo consignado funciona de acordo com uma margem consignável, ou seja, o valor do salário ou benefício que o cliente utilizará para o pagamento deste serviço. Em geral, essa margem é de 35% de seu salário, mas não há a necessidade de que se utilize toda ela para um único empréstimo, o que torna possível a realização de mais de um empréstimo consignado ao mesmo tempo.

Desta maneira, há a possibilidade de que alguns clientes possam fazer até mesmo nove empréstimos consignados ao mesmo tempo. Para isso, porém, é preciso que os contratos sejam mais longos, com parcelas menores e, consequentemente, mais juros em seu custo efetivo total.

Na prática, a possibilidade desta quantia de empréstimos consignados simultâneos não é benéfica para o seu bolso, de modo que se deve buscar manter o mínimo possível de parcelas a serem pagas.

Empréstimos pessoais

Diferentemente dos empréstimos consignados, os empréstimos pessoais possuem uma dificuldade um pouco maior de aprovação, uma vez que as empresas dependem do cliente para o pagamento de parcelas deste serviço. Essa menor segurança aos credores também faz com que essa modalidade de empréstimo seja um pouco mais cara.

Estas mudanças, entretanto, não tornam impossível que se contrate mais de um empréstimo pessoal ao mesmo tempo, embora isso costume ocorrer em diferentes instituições financeiras credoras. Ou seja, antes de quitar seu débito com uma empresa, é mais fácil conseguir um segundo empréstimo em outro banco ao invés dele.

Além disso, a aprovação de um segundo empréstimo depende muito da avaliação de crédito realizada pela própria empresa. Assim, se um determinado credor entender que você não poderá arcar com dois empréstimos ao mesmo tempo, há uma chance maior de que seu pedido de crédito seja negado.

No entanto, não há uma regulamentação de quantos empréstimos pessoais você poderá fazer ao mesmo tempo e isso depende exclusivamente da análise de diferentes instituições financeiras. Assim, caso você queira realizar diversos empréstimos simultâneos, isso é possível, embora possa gerar uma maior dificuldade de pagamento no futuro.

Empréstimo consignado e empréstimo pessoal simultâneos

Uma possibilidade que pode ser bastante viável para algumas pessoas é a realização de empréstimos consignados e pessoais de maneira simultânea, em diferentes empresas credoras. Ou seja, enquanto um crédito é utilizado em uma instituição, uma outra, na qual não haja a possibilidade de consignação, por exemplo, pode lhe oferecer crédito pessoal.

Na prática, isso não difere muito das opções anteriores e não há um limite para o número de serviços contratados. Porém, vale destacar que, com a análise de crédito das empresas credoras, dificilmente mais de dois empréstimos seriam aprovados ao mesmo tempo.

Empréstimos com garantia

Para explicar quantos empréstimos podem ser feitos ao mesmo tempo, é preciso que se tenha uma atenção especial ao empréstimo com garantia. Este serviço, que também é conhecido como refinanciamento, funciona com a oferta de um bem de valor elevado como garantia de que a empresa credora não terá prejuízo ao lhe emprestar dinheiro.

Em geral, o empréstimo com garantia pode ser feito com o refinanciamento de um veículo ou um imóvel. Neste caso, o bem só pode ser oferecido uma única vez como garantia de pagamento, de forma que não há a possibilidade de um mesmo contrato em outra empresa credora.

Obviamente, você ainda pode oferecer dois bens de valor elevado para empréstimos distintos, de forma que tenha, assim, dois empréstimos simultâneos. Isso, porém, não é recomendado, uma vez que estes serviços tendem a ter um valor maior e, consequentemente, parcelas de pagamento mais altas.

Além disso, ao oferecer dois bens valiosos como garantia de pagamento a empréstimos distintos, você assume um risco muito grande de prejuízo, uma vez que a falta de pagamento pode gerar a perda destes itens.

Agora que você já sabe quantos empréstimos pode fazer, bem como a regulamentação e exigências das empresas credoras, avalie se um segundo empréstimo é, de fato, uma opção viável de acordo com a sua necessidade e realidade financeira.

Para saber ainda mais detalhes sobre todas as modalidades de empréstimos disponíveis, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados. Assim você poderá saber como cuidar melhor do seu dinheiro, aprender a investir com segurança, economizar em sua casa e se manter longe de quaisquer tipos de problemas financeiros!