Saque FGTS: saiba tudo sobre

A pandemia causada pelo Covid-19 fez com que todas as pessoas fossem afetadas de alguma maneira, especialmente no aspecto financeiro, com muitas atividades profissionais restritas e diminuição da renda de uma forma geral. Com isso, o governo federal divulgou a liberação de um saque emergencial das contas do FGTS ativas e inativas.

Ou seja, todos os trabalhadores que tenham saldo em sua conta do Fundo de Garantia, sejam ativas, de empregos atuais, ou inativas, de empregos anteriores, poderão fazer um saque para minimizar o impacto financeiro negativo da pandemia.

Embora esta notícia tenha representado um grande alívio para muitas pessoas, que poderão utilizar o dinheiro para diversas finalidades, as dúvidas ainda são muitas. Em especial devido ao momento turbulento vivido atualmente, é compreensível que algumas pessoas se percam nas constantes explicações a respeito do saque do FGTS.

Assim, é preciso que se esclareça completamente o funcionamento do saque FGTS, quem são as pessoas que poderão receber e qual o valor disponibilizado nesse saque. Somente com a compreensão total a respeito deste tema é que o serviço poderá, de fato, contribuir financeiramente para muitas pessoas, que poderão realizar um bom planejamento para o uso deste valor.

Entenda como acontecerá o saque do FGTS

Um dos pontos mais importantes que se deve saber para uma melhor compreensão a respeito do saque do FGTS é que o valor que poderá ser recebido é de um salário mínimo. Ou seja, todas as pessoas contempladas receberão o valor de 1045 reais, mesmo que sua conta do Fundo de Garantia tenha valores superiores a este.

Este valor será descontado primeiramente de contas inativas do FGTS, para que o trabalhador tenha acesso ao dinheiro referente a trabalhos anteriores. No caso de valores menores do que o disponibilizado para saque outras contas terão a diferença subtraída, até que se chegue aos 1045 reais disponíveis para saque.

Porém, caso o trabalhador tenha um valor inferior a um salário mínimo em suas contas do FGTS o valor total será disponibilizado para saque. Por exemplo, uma pessoa que tenha apenas 900 reais ao somar todas as contas FGTS em seu nome receberá apenas estes 900 reais em seu saque emergencial do Fundo de Garantia.

É importante frisar, também, que o trabalhador não precisa estar empregado atualmente para ter direito a este saque do FGTS. Basta que tenha trabalhado de forma registrada e que tenha saldo em suas contas do Fundo de Garantia.

Outro ponto que gerou bastante dúvida em muitas pessoas foi a forma como o pagamento deste saque FGTS será realizado, que será diferente de outras modalidades de saque praticadas em outras oportunidades. Isso porque o intuito maior de modificar o pagamento é evitar que haja aglomeração de pessoas em agências bancárias e casa lotéricas.

Assim, o dinheiro do saque FGTS será disponibilizado aos trabalhadores por meio do aplicativo Caixa Tem, uma poupança digital criada automaticamente no nome da pessoa beneficiada. Desta maneira o trabalhador não precisa se dirigir até uma agência bancária, pois o dinheiro é depositado diretamente nesta conta digital, utilizada também para o pagamento do auxílio emergencial.

No entanto, é importante que se saiba que existem algumas regras para a realização deste saque FGTS. A primeira é que o dinheiro disponibilizado na poupança digital pode ser utilizada apenas para o pagamento de contas ou realização de compras em supermercados, por exemplo, mas a quantia não pode ser sacada em espécie ou transferida a outra conta bancária, o que poderá ser feito apenas em uma outra data previamente estipulada.

Além disso, o pagamento é feito de forma escalonada de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Isso faz com que as pessoas nascidas em janeiro sejam as primeiras a receberem o dinheiro do saque do FGTS, seguidas pelas pessoas nascidas em fevereiro e assim sequencialmente, até os trabalhadores nascidos em dezembro, por fim.

O calendário de pagamento do saque FGTS

Para a realização de um melhor planejamento financeiro e saber como o saque FGTS poderá, de fato, lhe ajudar financeiramente, é importante conhecer o calendário de liberação deste dinheiro.

Assim, confira a seguir o calendário completo de liberação do saque FGTS de acordo com o seu mês de nascimento:

– Nascidos em janeiro: dinheiro na poupança digital em 26 de junho e possibilidade de saque e transferência a partir de 25 de julho;
– Nascidos em fevereiro: dinheiro na poupança digital em 06 de julho e possibilidade de saque e transferência a partir de 08 de agosto;
– Nascidos em março: dinheiro na poupança digital em 13 de junho e possibilidade de saque e transferência a partir de 22 de agosto;
– Nascidos em abril: dinheiro na poupança digital em 20 de julho e possibilidade de saque e transferência a partir de 05 de setembro;
– Nascidos em maio: dinheiro na poupança digital em 27 de julho e possibilidade de saque e transferência a partir de 19 de setembro;
– Nascidos em junho: dinheiro na poupança digital em 03 de agosto e possibilidade de saque e transferência a partir de 03 de outubro;
– Nascidos em julho: dinheiro na poupança digital em 10 de agosto e possibilidade de saque e transferência a partir de 17 de outubro;
– Nascidos em agosto: dinheiro na poupança digital em 24 de agosto e possibilidade de saque e transferência a partir de 17 de outubro;
– Nascidos em setembro: dinheiro na poupança digital em 31 de agosto e possibilidade de saque e transferência a partir de 31 de outubro;
– Nascidos em outubro: dinheiro na poupança digital em 08 de setembro e possibilidade de saque e transferência a partir de 31 de outubro;
– Nascidos em novembro: dinheiro na poupança digital em 14 de setembro e possibilidade de saque e transferência a partir de 14 de novembro;
– Nascidos em dezembro: dinheiro na poupança digital em 21 de setembro e possibilidade de saque e transferência a partir de 14 de novembro.

Caso o trabalhador beneficiado não realize nenhuma movimentação em seu dinheiro após trinta dias da data de liberação de seu dinheiro para saque ou transferência bancária, o valor será devolvido automaticamente para as suas contas do Fundo de Garantia, de modo que não se tenha nenhum prejuízo.

Agora que você conhece melhor o funcionamento do saque FGTS, faça um bom planejamento e saiba como utilizar bem este auxílio financeiro para evitar quaisquer problemas durante o período de pandemia.

Para saber ainda mais sobre os recursos e serviços financeiros disponibilizados em caráter de emergência pelo governo acesse o site da AnjoCred e leia nossos artigos sobre estes e muitos outros temas que poderão lhe ajudar a cuidar ainda melhor do seu dinheiro!