Vacina: como a economia é afetada

Durante o ano de 2020, todo o mundo foi afetado por conta da pandemia causada pelo Covid-19, o novo Coronavírus. Milhões de pessoas foram afetadas por esta doença, e milhares de mortes em todo o planeta, o que afetou completamente o dia a dia de todas as pessoas.

Por conta disso, muitas pessoas tiveram todos os aspectos da sua vida afetados, como o aspecto financeiro, seus hábitos, costumes, entre muitos outros. Isso gerou um efeito muito grande na economia mundial, uma vez que a imensa maioria das pessoas teve suas atividades profissionais interrompidas ou foram demitidas.

Desta maneira, a economia mundial foi afetada de uma maneira nunca antes vista por esta geração de pessoas, que passaram pelo desafio de evitar ao máximo o contágio com o vírus do Covid-19 ao mesmo tempo em que precisaram se reinventar economicamente.

Porém, já no final do ano de 2020, uma notícia balançou novamente o cenário mundial, o que inclui a economia, que foi a chegada da vacina em muitos países do mundo e o processo de início da vacinação das pessoas destes países. Isso gera um cenário completamente novo para o próximo ano, com muitas possibilidades e mudanças que afetam o cenário econômico.

Para que você possa compreender melhor isso, confira a seguir quais são alguns dos principais pontos que serão afetados na economia com a chegada da vacina contra o Covid-19:

Possibilidade do retorno de atividades profissionais consideradas não essenciais

Durante a pandemia, muitas pessoas foram obrigadas a ver suas atividades profissionais suspensas, pois apenas atividades consideradas essenciais, como supermercados e farmácias, por exemplo, foram mantidas em pleno funcionamento. Assim, as empresas que não se encaixam nesta definição ficaram fechadas por algum tempo, e precisaram atender seus clientes de forma não presencial após autorização.

Desta maneira, como grande parte das pessoas teve a sua renda afetada, isso também resultou em menos vendas por parte destas empresas, o que levou muitas a buscar contenções de gastos, como demissões ou reduções de jornadas de trabalho, por exemplo. Com isso um efeito bola de neve aconteceu, com a diminuição dos lucros de todas estas empresas e um futuro comprometido.

Entretanto, com a chegada da vacina, há uma possibilidade bastante clara de que as atividades consideradas não essenciais possam retornar ao seu trabalho normal. Com isso a economia voltaria a girar de maneira mais aquecida e com a possibilidade de novas vagas de trabalho oferecida às pessoas que perderam seus empregos por conta da pandemia.

Aumento da realização de investimentos

Nos últimos anos, especialmente antes da chegada da pandemia, houve um aumento muito grande no número de pessoas interessadas em realizar investimentos, o que foi muito facilitado pela chegada de plataformas facilitadas e muitas delas integradas a carteiras digitais.

Ou seja, diretamente no seu aplicativo de internet banking ou carteira digital, os clientes podem realizar investimentos com o seu dinheiro, de forma que tenham uma projeção de seus ganhos, além da possibilidade de diversificar estes investimentos, uma vez que são oferecidas diferentes possibilidades nestas plataformas.

Porém, com a pandemia muitas pessoas se sentiram menos seguras em realizar investimentos com uma economia em um momento de completa incerteza, o que fez com que o número de investidores diminuísse consideravelmente. Assim, a chegada da vacina é uma possibilidade de reverter este quadro, uma vez que pode fazer com que as pessoas se sintam mais seguras em voltar a investir.

Valorização de ações da indústria farmacêutica

Obviamente, a corrida das indústrias farmacêuticas para a produção da vacina teve como principal motivador a busca para uma rápida normalização da vida de todas as pessoas ao redor do mundo. Mas o interesse das empresas possui, também, um aspecto econômico, uma vez que as empresas que oferecessem esta vacina ganhariam uma enorme valorização de suas ações e ganhos financeiros.

Isso faz com que a chegada da vacina torne este cenário uma realidade, pois as empresas que já oferecem vacinas para muitos países são as mais valorizadas neste início de retomada da normalidade no cenário econômico. Desta maneira, as ações destas empresas devem estar entre as mais valorizadas nos primeiros meses de 2021, o que gera um impacto muito grande na economia mundial.

No entanto, isso não significa que estas empresas poderão se sentir completamente seguras financeiramente, pois a possibilidade de que o vírus do Covid-19 apresente mutações faz com que seja preciso que as empresas sigam em busca de pesquisas, análises e produções de novas vacinas e medicamentos. Com isso, a valorização de suas ações passará por este fator para que sejam positivas ou negativas no futuro.

Maior oferta de crédito para micro e pequenos empresários

Mesmo antes da pandemia, já havia um aumento considerável no número de pessoas que começou a buscar sucesso profissional por conta própria, por meio do trabalho como micro ou pequeno empresário. Ou seja, ao invés de buscar oportunidades em outras empresas, estas pessoas buscaram abrir um negócio próprio, para que pudessem trabalhar com aquilo que gostam de fazer.

Porém, para isso é preciso que se tenha acesso a crédito, que pode ser utilizado de diversas maneiras diferentes para o sucesso de uma empresa. Com a chegada da vacina e uma melhora muito esperada da economia global, o acesso a este crédito será muito mais facilitado, de forma que estas pessoas tenham maiores chances de sucesso em seus negócios.

Assim, a expectativa é que a chegada da vacina impacte a economia global de uma maneira bastante positiva, com os efeitos sentidos mais rapidamente por aqueles países que tenham acesso a este medicamento de forma mais rápida. No entanto, vale destacar que ainda há uma grande interrogação sobre o futuro em muitos aspectos, principalmente na economia, pois haverá um processo de recomeça para muitas pessoas após a imunização contra o Covid-19.

Ou seja, embora a chegada da vacina crie uma expectativa positiva, é preciso que se tenha cautela sobre como a economia irá se comportar no futuro, para evitar que novas dificuldades possam gerar dificuldades financeiras iguais ou maiores do que as enfrentadas durante o ano de 2020.

Para lhe ajudar a se manter ainda mais bem atualizado sobre o cenário econômico e sua evolução após a chegada da vacina, acesse a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, tais como financiamentos, empréstimos, taxas de juros e educação financeira em geral.

Com isso, você poderá não apenas cuidar melhor do seu dinheiro em momentos de dificuldades, mas aprender a como identificar melhores alternativas e possibilidades de investimentos, bem como maneiras de se manter longe dos problemas financeiros, como as dívidas, a inadimplência e suas consequências!