As dívidas são um dos problemas financeiros mais comuns da população brasileira, e algo que pode comprometer completamente a saúde financeira de qualquer pessoa. Desta forma, é natural que se queira sempre eliminar estas dívidas da forma mais rápida possível, para que as consequências deste problema não venham a causar situações ainda piores no futuro.
E é justamente este desejo de se livrar rapidamente das dívidas que faz com que algumas pessoas considerem a utilização do empréstimo para pagar as suas dívidas, uma vez que esta é a principal forma de conseguir dinheiro emprestado de forma rápida e com, relativamente, pouca burocracia.
No entanto, ao considerar fazer um empréstimo para pagar as suas dívidas, é natural que surja a dúvida sobre se esta é uma boa alternativa ou não. Ou seja, muitas pessoas ficam indecisas, e acabam por não realizar o empréstimo por não ter total confiança de que esta é uma boa escolha para retomar o controle de sua vida financeira.
Em geral, a resposta para esta dúvida é positiva, o que significa que, sim, vale a pena realizar um empréstimo para pagar as suas dívidas e retomar o controle de sua vida financeira. Mas não basta apenas saber que isso é algo positivo, mas também conhecer os motivos e avaliar se o seu caso se encaixa neste cenário positivo da realização do empréstimo, de modo que se faça a escolha mais acertada.
Saiba por que vale a pena fazer um empréstimo para pagar as suas dívidas
Para te ajudar a compreender de uma maneira ainda melhor o que faz com que seja algo positivo utilizar o empréstimo para pagar as suas dívidas, observe a seguir os motivos que fazem desta uma decisão acertada. Assim você poderá ter maior confiança ao utilizar este recurso e terá maiores chances de conseguir sair das dívidas e da inadimplência.
1. Juros mais baixos
Um dos maiores problemas das dívidas, e que as torna extremamente difícil de serem quitadas são as elevadas taxas de juros aplicadas a elas. Assim, quanto mais tempo estas dívidas levarem para ser pagas, maior será o seu valor, de modo que você precise gastar mais dinheiro para se livrar delas.
Embora as taxas de juros variem bastante de uma dívida para outra, em geral elas são muito maiores que as taxas aplicadas a um serviço de empréstimo. Isso significa que o dinheiro que você gastaria ao pagar as suas dívidas com os juros mensais é muito maior do que o valor a ser pago pelas parcelas mensais do empréstimo.
Desta maneira, optar por pegar dinheiro emprestado e quitar as suas dívidas antes que os juros se acumulem, e pagar posteriormente apenas as parcelas deste empréstimo, é uma forma bastante eficiente de economizar dinheiro.
2. Parcelas fixas a serem pagas pelo empréstimo
Uma vantagem que complementa os juros mais baixos do empréstimo é a possibilidade de precisar pagar apenas parcelas fixas por este serviço. Ou seja, a taxa de juros é aplicada antes do seu pagamento, assim, ao contratar um empréstimo, você já saberá quais serão os valores das parcelas a serem pagas.
Isso permite que você tenha um planejamento financeiro muito melhor, e consiga organizar o seu orçamento de forma muito mais benéfica, para que não volte ao caminho das dívidas e da inadimplência no futuro.
Obviamente, porém, este pagamento de valores fixos das parcelas de empréstimo deve ser feito até a sua data de vencimento, para que não haja qualquer tipo de multas e juros por atraso. Ou seja, o uso deste benefício do empréstimo para que você pague sempre um valor fixo e que pode ser planejado em seu orçamento, depende bastante da pontualidade de seu pagamento.
3. Voltar a ter o seu nome limpo
Uma das piores consequências que as dívidas e a inadimplência podem trazer a uma pessoa é a negativação de seu nome, com a inclusão de seus dados nas listas de inadimplência em órgãos como o SPC e Serasa. Popularmente, isso é conhecido como ter o nome sujo, o que lhe impede de conseguir realizar muitas ações ou utilizar serviços financeiros.
Algo que torna este problema ainda maior é que o seu nome volta a estar limpo apenas após o pagamento total de suas dívidas, o que pode levar muito tempo em virtude do acréscimo de juros e multas. Assim, a utilização do empréstimo para pagar as suas dívidas possui este outro grande benefício, que é a volta de seu nome limpo de forma muito mais rápida.
Isso porque, ao pagar as suas dívidas, as empresas credoras já solicitarão a retirada de seus dados das listas de inadimplência, e o pagamento do empréstimo, desde que não seja feito em atraso, não gera a inclusão de seus dados nestas listas novamente. Desta maneira, você poderá voltar a ter acesso a muitos serviços e recursos, os quais podem ser muito importantes em situações de emergência ou necessidade.
Por todos estes motivos, a opção de realizar um empréstimo para pagar suas dívidas é algo bastante positivo e que pode ser feito por qualquer pessoa que deseje retomar o controle de sua vida financeira. Porém, existe uma situação na qual esta opção pode não ser a melhor escolha.
Isso acontece em casos nos quais o valor de sua dívida seja maior do que o limite de crédito disponibilizado pelas empresas credoras para o seu empréstimo. Isso significa que, mesmo com a utilização do empréstimo, você ainda não conseguiria quitar as suas dívidas de maneira completa.
Deste modo, você passaria a ter duas dívidas pendentes, a remanescente de suas dívidas originais e o empréstimo, que deverá ter suas parcelas pagas todos os meses. No caso de pessoas com um orçamento familiar limitado, isso pode representar um grande risco, uma vez que estas dívidas podem ser maiores do que o que você poderá pagar e a sua situação seja ainda pior no futuro.
Assim, é importante avaliar se o empréstimo será o suficiente para quitar a sua dívida de forma total, para que, neste caso sim, você possa usufruir de todos os benefícios mencionados anteriormente, e retomar o controle de sua vida financeira.
Agora que você sabe os motivos do empréstimo ser uma boa opção para pagar suas dívidas, bem como as situações em que pode ser utilizado, avalie se esta é uma alternativa atraente para você, de acordo com a sua realidade financeira e os valores de suas dívidas.
Para saber ainda mais sobre o uso correto de empréstimos financeiros e como conseguir sair do caminho das dívidas e da inadimplência e ter uma relação mais saudável com o dinheiro, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações!