5 dicas de como usar o cartão de crédito de forma consciente

O cartão de crédito é uma das principais ferramentas financeiras da atualidade, e utilizado por grande parte das pessoas. Muito disso se deve à facilidade proporcionada pelos cartões de crédito, os quais permitem que se possa comprar itens de valor elevado e pagar de forma parcelada, mesmo com o acréscimo de juros.

E são justamente os juros que tornam extremamente necessário um cuidado a mais no uso desta ferramenta financeira. Este cuidado é essencial para que os juros não venham a se acumular e tornar as suas dívidas muito elevadas, o que dificultaria o seu pagamento e poderia dar início a um grande problema financeiro no futuro.

Isso pode ser evitado com um uso consciente do cartão de crédito, para que este possa ser visto como uma ferramenta positiva em sua vida financeira, e não apenas como algo que pode lhe endividar. O problema, neste ponto, é que muitas pessoas podem não saber como utilizar o cartão de crédito de forma consciente, o que aumenta as suas chances de endividamento.

Para tornar esta tarefa um pouco mais simples, confira a seguir algumas dicas simples, mas muito efetivas, a respeito da utilização consciente do seu cartão de crédito:

Estabeleça um valor limite a ser gasto em seu cartão de crédito

Algo que faz com que o cartão de crédito seja algo tão atrativo para a maioria das pessoas é o seu limite, que pode ter valores bastante elevados, mesmo para quem não possua uma renda tão alta. Porém, este limite pode fazer com que se gaste valores muito mais altos do que aqueles que se pode pagar posteriormente, o que leva ao caminho do endividamento e do acúmulo de juros sobre esta dívida.

Desta forma, o ideal é que se tenha um valor previamente estabelecido, por você mesmo, para que se possa utilizar o cartão de crédito em suas compras. Este valor deve proporcionar uma maior facilidade de pagamento de suas faturas, de modo que esteja dentro de suas condições financeiras.

Ao tomar este cuidado, será possível manter o pagamento das faturas de seu cartão em dia, e evitar que mais juros se acumulem, de modo que se gaste menos dinheiro para quitar a sua dívida com o cartão de crédito. Assim, antes de começar a utilizar o seu cartão de crédito, faça um bom planejamento financeiro e determine um valor limite a ser utilizado com esta ferramenta mensalmente.

Sempre pague o valor total de suas faturas

Um dos recursos oferecidos pelas empresas de cartões de crédito é a possibilidade do pagamento de uma quantia mais baixa em relação ao valor total da sua fatura. Desta forma, o valor restante é deixado para o mês seguinte, acrescido dos juros referentes a este serviço.

Em um primeiro momento, isso pode parecer algo positivo, uma vez que se precisa gastar menos dinheiro para o pagamento de sua fatura atual, e se consiga colocar este valor dentro de seu orçamento de forma facilitada. Entretanto, o fato de o restante da dívida ser postergada e acrescida de juros faz com que, ao final, para que se consiga quitar esta dívida seja preciso gastar um valor ainda maior.

Desta forma, o ideal é que se consiga manter sempre o pagamento do valor total de suas faturas de cartões de crédito, para que, ao final, se gaste menos dinheiro. Com este cuidado, é possível que se consiga utilizar o cartão de uma maneira mais positiva, sem que isso possa gerar maiores prejuízos para a sua vida financeira.

Saiba quais são as taxas de juros de seu cartão de crédito

Um uso consciente do cartão de crédito passa, também, pelo conhecimento completo desta ferramenta. Para que isso seja possível, é necessário que se conheça a taxa de juros aplicada pelo cartão às suas compras, de modo que se saiba qual o valor que será acrescido às suas compras feitas por meio desta ferramenta.

Ao conhecer esta taxa de juros, é possível que se tenha um planejamento financeiro muito melhor com relação ao uso do cartão de crédito. Desta forma, qualquer tipo de surpresa negativa gerada pelo uso do cartão em suas compras pode ser completamente evitado, e ajudar a manter sua vida financeira muito mais bem controlada.

Evite a realização de compras por impulso com o uso de cartões de crédito

Um dos principais problemas para a vida financeira de qualquer pessoa são as compras feitas por impulso, uma vez que estas podem comprometer completamente o seu orçamento e gerar dívidas muito altas a serem pagas. Em especial, as compras por impulso feitas com o cartão de crédito podem representar um perigo ainda maior, uma vez que, além do gasto desnecessário, ainda haverá o acréscimo dos juros.

Em outros tempos, apenas deixar o seu cartão de crédito em casa ao sair poderia ser uma solução para este tipo de problema, uma vez que o uso do cartão físico era a única maneira da realização de suas compras. Atualmente, porém, é possível utilizar o cartão de crédito por meio de aplicativos financeiros e de bancos, por exemplo.

Desta forma, não há outra maneira de evitar estas compras por impulso além da sua própria conscientização de que isso pode lhe gerar muitos problemas financeiros no futuro. Assim, antes de fazer qualquer tipo de compra, avalie a real necessidade deste gasto, bem como a forma como isso impactará as suas finanças.

Tenha apenas um cartão de crédito

Para complementar as dicas para um uso consciente do cartão de crédito, o ideal é que se tenha apenas um cartão de crédito, para que este possa ser utilizado em momentos de necessidade. Desta maneira, haverá apenas uma fatura a ser paga, a qual poderá ser mais bem adequada ao seu orçamento, de modo que se diminua consideravelmente as chances de endividamento por sua parte.

Assim, avalie quais são as melhores opções de cartão de crédito disponíveis no mercado atualmente, e escolha aquele que ofereça as melhores condições de pagamento, bem como as menores taxas de juros. Caso já tenha mais de um cartão de crédito, mantenha apenas aquele que apresente estas condições e faça o cancelamento dos demais, para que não precise arcar sequer com as suas anuidades.

Agora que você sabe como utilizar o cartão de crédito de forma consciente, coloque isso em prática e passe a contar com esta ferramenta de uma forma muito mais positiva, sem o risco de que isso lhe gere o acúmulo de dívidas.

Para saber ainda mais sobre os cartões de crédito, bem como maneiras de fazer um melhor uso desta ferramenta, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro.