Golpes no cartão de crédito: saiba como evitar

É bastante provável que você já tenha sido vítima ou tenha ouvido relatos de pessoas que foram alvo de algum golpe de cartão de crédito. Em geral, essas operações fraudulentas acontecem quando o indivíduo entrega o seu cartão para alguém mal-intencionado.

Pensando nisso, nós da AnjoCred reunimos uma série de recomendações para você evitar golpes de cartão de crédito. Com alguns cuidados e atenção, é possível proteger de forma significativa as suas finanças. Ficou interessado nas dicas? Então prossiga com a leitura do artigo.

Antes de ensinarmos como prevenir os golpes de cartão de crédito, é pertinente que comecemos mencionando alguns dos tipos mais comuns de fraudes aplicadas no Brasil. Veja!

Os tipos mais comuns de golpe no cartão de crédito

Clonagem do cartão

A clonagem de cartão não é nada além do que uma cópia exata de um cartão de crédito. Com essa réplica em mãos, o falsificador se passa pelo titular do cartão e o opera de maneira ilegal.

Nesse cenário, informações são obtidas a partir da tarja e dão ao fraudador acesso a elementos como:

• nome do dono do cartão de crédito;
• número do cartão;
• o código de segurança do cartão, conhecido também como CVV;
• dada de vencimento.

O golpe acontece devido a máquinas de pagamentos manipulados ou leitores de caixa eletrônicos falsos.

Na atualidade, os cartões já apresentam chips, uma tecnologia que mitiga a chance de clonagem. Dito isso, os golpistas hoje elaboraram outros métodos de obter as informações do cartão.

Golpe do cartão de crédito por telefone

Talvez você não esteja ciente, porém dá para se fraudar cartões de crédito com uma ligação telefônica. Aqui, os principais alvos costumam ser os idosos. Nesse caso, a golpe começa quando o criminoso telefona para a vítima dizendo ser funcionário de um banco ou de alguma outra instituição financeira. Na sequência, ele solicita que a pessoa verifique todas as informações do cartão de crédito.

Por conseguinte, esteja atento a qualquer contato que você receber de instituições financeiras e bancos. E desconfie se alguém pedir sua senha do banco.

Para finalizar a lista, temos ainda as fraudes que envolvem a troca do cartão.

Troca do cartão

Redobre a vigilância sempre que pagar com cartão de crédito em estabelecimentos físicos. No golpe de troca de cartão de crédito, os estelionatários tiram proveito de momentos de distração para roubar os clientes. Funciona assim: você dá o cartão para efetuar um pagamento, o golpista lhe desconcentra e observa a senha que você digitou. Com rapidez, ele troca o seu cartão por uma versão falsa.

Você não nota na hora, mas com o seu cartão e dados em mãos, ele consegue fazer várias transações.

Com esses artifícios em mente, acompanhe a seguir como você pode se proteger contra os golpes de cartão de crédito.

Dicas para não cair em golpes do cartão de crédito

Observe o valor digitado na maquininha

Um exemplo de golpe praticado com frequência é o de digitar um número superior na maquininha. Na maioria das vezes que em que isso transcorre, o vendedor marcará uma quantia semelhante ao valor cobrado. Desse modo, é mais fácil do golpe passar despercebido pelo comprador.

Portanto, se faz imprescindível olhar com atenção se o valor cobrado na máquina do cartão de crédito corresponde ao preço do artigo adquirido. É particularmente importante ter cuidado no uso da função de contato, já que o processo muitas vezes não requer a inserção de uma senha.

Apague o código de segurança

Uma medida valiosa pode ser cobrir o código de segurança do seu cartão de crédito. Isso porque, sem ele, não há como se fazer nenhuma compra pela internet. Claro que se fizer isso, você terá de memorização os dígitos ou anotá-los em um lugar seguro.

Crie um cartão virtual

Um cartão virtual é uma boa alternativa para quem costuma fazer compras virtuais. Essa categoria de cartão é capaz de gerar informações distintas para cada transação, ao contrário do cartão físico, que sempre tem os mesmos dados.

Caso você deseje empregar o cartão para algum gasto online específico, será criado um número de cartão digital válido somente para aquela compra. Desse modo, se houver fraude, os criminosos não conseguirão reutilizar os seus dados nos próximos golpes.

Em adição, se você tiver problemas com o cartão de crédito virtual, não será necessário bloquear ou requisitar o cartão físico. Concomitantemente, o bloqueio é bem simples e pode ser realizado por meio app ou site do banco.

Desconfie de e-mails e links

Outra estratégia empregada por golpistas é o envio de mensagens eletrônicas com links para sites que roubam os seus dados bancários. Em vista disso, se você receber alguma comunicação com link, não clique de imediato. Sobretudo se o remetente for desconhecido. Primeiro, pesquise sobre a companhia em questão e procure por notícias de golpes recentes.

Tenha cuidado ao realizar compras pela internet

Muita atenção quando for fazer qualquer compra online, tendo que vista que esse ambiente oferece várias oportunidades trapaceiras. Em época de promoções, como durante a Black Friday, torna-se ainda mais fundamental.

Nesse período, surgem inúmeras ofertas atraentes nas redes sociais. Para fugir dos golpes de cartão, cheque se o e-commerce é idôneo e só finalize qualquer compra.

Você pode fazer isso observado se a loja virtual é protegida por um sistema de segurança de dados e se outros clientes já efetuaram aquisições no site. Se estiver dúvida sobre a legitimidade de uma marca, nossa recomendação é: não faça a compra.

Baixe o aplicativo do seu banco

Tenha sempre instalado no celular o aplicativo do banco ou do cartão. Assim é possível acompanhar em tempo real todas as transações realizadas, permitindo que você notifique com rapidez a instituição financeira em caso de fraude. Essa ação simples evita prejuízos maiores e aumenta a sua segurança.

Aproveite também a conveniência da ferramenta para revisar os seus gastos com regularidade. É importante conferir todas as compras quando a fatura for fechada para quitação, ainda mais se você decidir parcelar o valor total.

Esse hábito lhe auxilia a identificar eventuais transações que não tenham sido feitas por você. E quanto antes você notar qualquer problema, mais fácil será cancelar os gastos indevidos e recuperar o controle da conta.

Atenção ao descartar os seus cartões de crédito

Quando for se desfazer de um cartão de crédito vencido ou cancelado, não se esqueça de destruir o chip. Assim, não haverá chance de ninguém usar as informações antigas para aplicar um golpe.

Conclusão

Em suma, os golpes de cartão de crédito estão muito comuns e cada vez mais sofisticados. Porém, nós esperamos ter mostrado que há meios efetivos de prevenir tais situações.

Se você colocar em prática já os passos que mostramos acima, com certeza reduzirá muito as suas chances de cair em golpes de cartão de crédito. Agora, para aprender mais sobre finanças pessoais e segurança, convidamos você a acessar o site da AnjoCred e acompanhar o nosso conteúdo.