Como funcionam os juros do cartão de crédito?

As ferramentas financeiras são cada vez mais diversas, com opções que se adaptam à necessidade de praticamente todas as pessoas. Mas mesmo com muitas opções de serviços e ferramentas financeiras, uma das mais utilizadas ainda é o cartão de crédito.

Um dos principais motivos para que o cartão de crédito ainda seja uma das principais ferramentas utilizadas em todo o Brasil, e no mundo, de forma geral, é a facilidade que oferece para a realização de suas compras. Com o cartão você pode, por exemplo, fazer as suas compras com um pagamento aprovado instantaneamente e realizar este pagamento, de fato, em um determinado número de parcelas.

Desta forma, o cartão de crédito oferece aos clientes a possibilidade de que façam as suas compras mesmo que não tenham dinheiro no momento. Especialmente nos casos de compras emergenciais, ou de itens de valor mais elevado, o uso desta ferramenta pode ser fundamental. Mas nem todas as características do cartão de crédito são benéficas aos usuários.

Diferentemente, o cartão de crédito também pode ser visto como um dos vilões do endividamento de muitas pessoas em todo o país. Isso porque o uso descontrolado do cartão de crédito pode tornar o seu pagamento mais difícil, de forma que você comece a pagar juros bastante elevados, de maneira que a sua dívida seja cada vez maior.

O que são os juros do cartão de crédito?

Todos os cartões de crédito, ao serem disponibilizados aos clientes possuem um limite de crédito. Ou seja, um determinado valor que você pode utilizar para fazer as suas compras e que precisará pagar de forma parcelada, em suas faturas mensais.

Em alguns casos, porém, é possível que a sua fatura fique muito mais alta do que o esperado, o que acontece, invariavelmente, por conta do uso descontrolado de seu cartão de crédito. Neste caso, é possível que você não tenha condições de fazer o pagamento total de sua fatura, com um pagamento mínimo, por exemplo, ou valores que não correspondam ao pagamento completo.

Desta forma, haverá um valor pendente que ficará a ser pago em sua próxima fatura do cartão de crédito. Embora esta seja uma possibilidade oferecida pelas próprias operadoras de cartões, isso é o que gera o acúmulo de juros, pois o valor em atraso será acrescido da taxa cobrada pela empresa.

Ou seja, caso você deixe de pagar cem reais de sua fatura do cartão de crédito, mesmo que não utilize o cartão ao longo do próximo mês, estes cem reais terão se transformado em um valor mais elevado. Isso porque os juros serão acrescidos à sua dívida, de forma que a operadora do cartão de crédito tenha um lucro maior por lhe permitir deixar de pagar este determinado valor anteriormente.

De uma forma bastante simples, isso pode ser visto como uma espécie de empréstimo, que a operadora de cartões de crédito realiza para que os seus clientes possam pagar a sua fatura apenas após o período de seu vencimento. A maior diferença, no entanto, é que, diferentemente dos empréstimos comuns, no caso dos cartões de crédito os juros tendem a ser bem mais elevados.

Como são calculados os juros do cartão de crédito?

Outra dúvida bastante comum que as pessoas possuem a respeito dos cartões de crédito, e de seus juros, mais especificamente, é a respeito da forma como estes juros são calculados. Este cálculo, entretanto, é bastante variável, pois depende de diferentes fatores, como o valor de sua dívida e a taxa de juros de seu cartão, especificamente.

Assim, o valor exato dos juros depende do conhecimento dos valores deste cálculo para que possa ser precisamente calculado. Além disso, ainda devem ser acrescidas as taxas de mora e multa por atraso do pagamento, as quais são, respectivamente, de 1% e 2%, também com referência ao valor de sua dívida original.

Desta maneira, é possível que você consiga calcular os juros de seu cartão de crédito, de forma que deva seguir os seguintes passos:

– Saiba qual o valor de sua dívida original;
– Aplique a taxa de juros de seu cartão de crédito;
– Adicione a taxa de multa de 2% ao mês;
– Adicione a taxa de mora de 1% ao mês, aplicada conforme o número de dias de atraso no pagamento da fatura original.

Com os valores conhecidos, o cálculo pode ser bem mais facilitado, para que você consiga saber o valor a ser pago e realizar um planejamento financeiro melhor, de forma que esta dívida não se torne muito alta e difícil de ser paga.

Como saber qual o melhor cartão de crédito?

As taxas de juros do cartão de crédito não possuem um valor previamente determinado, o que significa dizer que cabe às próprias operadoras de cartões de crédito definir qual será a taxa aplicada aos cartões de seus clientes, de acordo com as suas estratégias comerciais. Ou seja, o melhor cartão de crédito pode não ser o mesmo para diferentes pessoas, que precisam levar em conta a sua realidade financeira para definir de qual empresa será cliente.

O ideal é que, antes de contratar um serviço de cartão de crédito, você avalie quais são as taxas de juros aplicadas por cada empresa, de modo que possa contratar um serviço mais barato, que facilite o seu pagamento. Já uma escolha errada, sem o devido planejamento financeiro, pode fazer com que você adquira dívidas muito elevadas, que sofrerão com o famoso efeito bola de neve, que poderá comprometer toda a sua saúde financeira.

Além disso, o ideal é que você concentre as suas compras em apenas um cartão de crédito, para que você consiga realizar um controle melhor sobre os valores a serem pagos. Com muitos cartões e compras divididas entre eles, em uma situação mais difícil, você poderá ter que arcar com juros em diferentes cartões, o que pode gerar um resultado ainda pior para as suas finanças.

Agora que você conhece um pouco melhor o funcionamento dos juros do cartão de crédito, o que é esta taxa e como é calculada, utilize este conhecimento para utilizar de uma maneira ainda melhor o seu cartão de crédito. Com um uso cuidadoso, você poderá ter muitos benefícios com o uso do cartão de crédito para a realização de suas compras, além de evitar as dívidas e o acúmulo de juros que poderiam comprometer todo o seu orçamento familiar.

Para saber ainda mais sobre os cartões de créditos, taxas de juros e o cálculo desta taxa em diferentes serviços, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados, os quais poderão lhe ajudar a cuidar ainda melhor do seu dinheiro!