6 dicas para não cair em fraudes na hora de fazer um empréstimo

Fazer um empréstimo é uma tarefa que exige atenção. Atualmente, é possível contar com as instituições financeiras e fintechs que fornecem crédito, após verificarem algumas informações.

O problema é que nem todas as empresas são sérias e há muita gente mais intencionada, disposta a se aproveitar daqueles que estão precisando de um dinheiro extra, seja para pagar contas ou para dar entrada na casa própria.

Quem corre maior risco de cair em ciladas, é aquela pessoa que está negativada, com pressa de se livrar das dívidas. Existe, inclusive, um golpe chamado “empréstimo para negativado” e algumas pessoas acabam caindo nesta fraude.

Se você está considerando a ideia de fazer um empréstimo, não importa qual seja o uso que dará para este dinheiro, veja algumas dicas importantes para não cair em golpes e procurar por empresas sérias e de qualidade.

1. Preste atenção a oferta que é feita

Você já deve ter ouvido falar que nada vem de graça ou tão facilmente. Essa ideia é válida, inclusive, para o fornecimento de crédito e, o primeiro fator a ser observado, é a oferta realizada por uma determinada empresa.

Se parece atraente demais e muito fácil para conseguir este empréstimo, fique atento, você pode estar lidando com uma empresa fraudulenta ou que está escondendo as verdadeiras condições de pagamento deste dinheiro.

Antes de fazer o empréstimo, pesquise mais sobre a empresa, a internet pode ser uma grande aliada e veja se existem reclamações. Muitas pessoas falando mal? Comentários excessivamente positivos? Melhor procurar por outra opção.

2. Cuidado com contatos através de redes sociais

Alguns golpistas utilizam as redes sociais para se aproximar das vítimas e convencê-las a fazer um suposto empréstimo. Muitas vezes, essas pessoas se dizem funcionários de instituições financeiras ou fintechs e oferecem condições diferenciadas das encontradas no site ou diretamente na empresa.
Raramente você receberá um contato pelas redes sociais, seja o Facebook ou o WhatsApp. Inclusive, vale a pena dar uma olhada em qual é o número e página oficial de contato. Se receber alguma proposta estranha, mesmo que muito atraente, ligue diretamente para o banco ou empresa e pergunte se aquelas condições são reais.

Em nenhum momento forneça ou confirme dados pessoais pela rede social, principalmente seu CPF e dados de contas bancárias.

3. Atenção ao “pagamento antecipado”

Empresas sérias não pedem pagamento antecipado do empréstimo, mesmo que seja apenas uma parcela. A liberação do dinheiro ocorre a partir de uma análise do seu perfil, em que o banco ou financeira verifica se você terá condições de pagar aquele valor e qual é o máximo que pode ser emprestado.

Não existe a necessidade de realizar um pagamento para ter acesso ao crédito. Se estiver conversando com uma empresa ou suposto representante de instituição financeira, não realize este pagamento prévio.

Outro fator importante deste suposto valor antecipado, que deve ser pago para acessar o empréstimo, é que geralmente os golpistas solicitam que sejam transferidos/depositados para contas de pessoas físicas, raramente para uma conta empresarial. Este já é um sinal de alerta de que você pode estar prestes a cair em um golpe.

4. Cuidado com os empréstimos para negativados

Existem opções de empréstimos seguros para quem está negativado ou não tem como comprovar renda. Porém, é preciso ter em mente que é um processo mais difícil e até mesmo mais caro, já que é a forma que a instituição financeira tem para se proteger.

Exatamente por causa desta dificuldade, existem pessoas mal-intencionadas que se aproveitam especificamente deste grupo que precisa ou deseja fazer um empréstimo. As condições são geralmente bastante atraentes e você recebe a aprovação facilmente, sem demora na análise de documentação.

Há casos em que o golpista chega a dizer que não é preciso apresentar nenhum tipo de comprovação ou documento, apenas chegar com seu CPF. Dito isso, após a falsa aprovação de um empréstimo, é solicitado que seja pago uma taxa de cartório, taxa fiador ou até mesmo depósito de segurança.

Parecem nomes bem convincentes, porém, é tudo mentira. Como dito no tópico anterior, não existe empréstimo com pagamento antecipado. Inclusive nos casos de pessoas negativadas ou autônomas, que não conseguem comprovar seus rendimentos.

5. Verifique se o site da empresa é seguro

É possível solicitar empréstimos online. Tanto em bancos quanto em financeiras.

No entanto, todo cuidado é pouco e você deve se atentar ao site que está acessando. Além de verificar se a empresa realmente existe e não está dentre as listadas como um golpe, também é preciso cuidar para estar no site verdadeiro da empresa.

Bandidos, na tentativa de fraudar pessoas descuidadas, duplicam sites e enviam links maliciosos por e-mail, SMS e até via WhatsApp. Se receber um destes links, dizendo que há crédito liberado para você, não clique. Entre diretamente no site oficial do banco/financeira e veja se existem mesmo condições especiais de empréstimo.

Os sites das empresas sérias são criptografados, de forma a proteger os dados e todas as transações realizadas. Verifique a extensão do site, o mais comum é que termine em .com.br, pesquise nos buscadores sobre a empresa, veja se o link é uma conexão segura, como https ao invés de http, e procure por certificados de segurança.

Sites fraudulentos sempre tem algo que destoa do site real ou de algo realmente confiável.

6. Verifique como serão pagas as parcelas do empréstimo

Golpistas raramente utilizam contas empresariais para receber o dinheiro que cobram das vítimas. Quando estiver negociando, pergunte para a financeira, banco ou fintech como será realizado o pagamento das parcelas do empréstimo.

Débito automático em conta é comum no caso dos bancos, porém, o valor é sempre identificado com o nome da instituição financeira. No caso dos boletos, o ideal é que estejam sempre no nome da empresa com quem você fez o empréstimo.
Tenha atenção redobrada com quem pede que as parcelas sejam depositadas em uma conta corrente. Principalmente, se envolve conta corrente pessoa física. O mesmo é válido no caso de boletos que estão no nome de uma pessoa e não empresa.

Como você pode perceber, fazer um empréstimo pode ser muito útil para ajudar a realizar um sonho ou quitar dívidas. Porém, é preciso atenção e cuidado com alguns fatores, para evitar cair em golpes.

Procure sempre por empresas idôneas, que estão atuando no mercado há algum tempo e tem boa reputação com a população. Não tenha medo de pesquisar e perguntar. Quanto mais informações obter, melhor e mais seguro para você.

Gostou de conhecer estas dicas e se sente mais seguro para fazer um empréstimo? Que tal continuar lendo outros artigos para aprender mais sobre como lidar com suas finanças? Acesse o site da AnjoCred e confira outros temas interessantes.