As dívidas e a inadimplência são alguns dos maiores problemas que as pessoas podem enfrentar atualmente em termos financeiros, pois geram consequências negativas muito graves, as quais impedem, por exemplo, que se tenha acesso a serviços financeiros e de crédito.
Por conta disso, é natural que todas as pessoas busquem maneiras de manter o seu nome limpo, sem qualquer negativação ou restrições que possam gerar esse tipo de problema. Para isso, o ideal é não ter nenhuma dívida pendente em seu nome, com todas as suas contas pagas em dia para que nenhuma empresa credora solicite a inserção de seu nome em listas de inadimplentes.
No entanto, não é incomum que algumas pessoas que já tiveram problemas com dívidas e inadimplência anteriormente possam ter dúvidas com relação ao fato de seu nome estar limpo ou não. Isso é ainda mais comum pelo fato de que muitas pessoas ainda não conhecem os caminhos para verificar se o seu nome está negativado ou não.
Isso, porém, é algo que pode ser facilmente combatido, pois a verificação da situação de seu nome é algo bastante simples de ser feito, e que está acessível de maneira completamente online. Ou seja, em poucos segundos é possível saber se o seu nome está negativado e, caso positivo, quais são as dívidas que geraram este tipo de problema.
Saiba como verificar se o seu nome está negativado
A negativação de seu nome acontece quando uma empresa credora na qual você possui dívidas pendentes solicita a inclusão de seu nome nas listas de inadimplência em razão da falta de pagamentos destes débitos. Assim, a negativação ocorre por parte dos órgãos de proteção ao crédito, responsáveis por organizar e manter esta lista para a consulta de outras empresas.
Assim, para que se faça a verificação da situação de seu nome é preciso acessar a página dos órgãos de proteção ao crédito. Entre os principais, e responsáveis pelo acompanhamento da situação de pessoas de todo o país, podem ser apontados o Serasa, SPC e Boa Vista.
Desta forma, é preciso que se faça a conferência da situação de seu nome em todos estes órgãos de proteção ao crédito, pois é possível que diferentes empresas utilizem órgãos distintos para incluir seu nome entre os negativados. Ou seja, mesmo que seu nome esteja limpo de restrições e negativações em um destes, é possível que constem débitos pendentes em outro, o que torna necessária uma verificação completa.
Mas não é preciso que se imagine que esta necessidade de verificação de seu nome em diferentes páginas irá tornar este trabalho mais difícil, pois é algo bastante simples e que não leva mais do que alguns poucos minutos em cada uma das páginas destas instituições.
O primeiro passo é acessar as páginas oficiais destas instituições de proteção ao crédito. Logo na página inicial será possível encontrar opções bem destacadas para o acompanhamento de seu CPF, sobre as quais você deverá clicar ou inserir o número de seu documento, conforme for solicitado em cada plataforma.
Em seguida você será levado a uma página com os resultados de sua busca, os quais mostrarão a condição atual de seu nome e se você está negativado ou não. Caso seu nome esteja limpo, não será necessária nenhuma outra ação, de modo que você poderá estar completamente tranquilo e seguir com o controle de sua vida financeira para manter esta situação.
Porém, é possível que esta pesquisa aponte, em alguma destas plataformas de proteção ao crédito, a existência de dívidas pendentes e a negativação de seu nome. Neste caso, é preciso que se clique sobre esta informação para chegar até o detalhamento de sua dívida, como qual a empresa credora que solicitou a inserção de seus dados em listas de inadimplência, a data e valor da dívida, entre outras informações complementares.
O que fazer se descobrir que seu nome está negativado
É natural que ao descobrir que seu nome está negativado, se tenha um impacto bastante negativo, mas isso não torna necessário que se tenha nenhum tipo de nervosismo, pois é uma situação que pode ser solucionada.
O primeiro passo para conseguir limpar seu nome e excluir todas as suas restrições é verificar se a própria instituição de proteção ao crédito não possui nenhuma oferta de renegociação desta dívida, pois existem empresas que possibilitam isso para facilitar o pagamento da dívida. Caso esta possibilidade exista em sua pendência, avalie estas condições e se estes valores cabem em seu orçamento.
Porém, se a oferta não for vantajosa, ou mesmo se não existir a oferta de renegociação diretamente nesta página, é necessário que se entre em contato diretamente com a empresa credora. Neste contato você poderá solicitar a renegociação da dívida, o que acontece na grande maioria dos casos.
É bastante comum que, nestas renegociações, as empresas ofereçam um grande desconto, ou mesmo o perdão total de valores referentes a juros e multas, de modo que o pagamento se torne ainda mais facilitado, apenas com seu valor original.
Há, ainda, a possibilidade de que você não reconheça a dívida existente nestes órgãos de proteção ao crédito, ou que acredite ser uma dívida já paga. Nesta situação o processo é um pouco mais trabalhoso, mas nada que irá lhe causar mais dificuldades do que a manutenção de seu nome negativado.
Se não reconhecer a dívida existente em seu nome, você deverá entrar em contato com a empresa e informar sobre esta dívida e reclamar sua existência. Caso seja uma dívida já quitada, a apresentação de comprovantes de pagamentos pode facilitar o processo de limpeza de seu nome.
Se houver a comprovação de que esta dívida já não existe mais, a empresa credora é obrigada a solicitar a retirada imediata de seu nome das listas de inadimplência, o que deve acontecer em um prazo máximo de até cinco dias úteis. Este prazo é o mesmo para que seu nome deixe de estar negativado após o pagamento da dívida nos casos de renegociação.
Considerações finais
Agora que você sabe como verificar se o seu nome está negativado, bem como o que fazer caso exista alguma dívida em seu nome, confira agora mesmo a sua situação nos órgãos de proteção ao crédito e regularize sua vida financeira o mais rápido possível, para que não tenha problemas maiores no futuro.
Para conhecer ainda mais sobre o acompanhamento de seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, maneiras de limpar seu nome mais rapidamente, bem como muitos outros temas relacionados, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações. Você poderá encontrar artigos sobre economia doméstica, seguros, empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, cálculos de juros e muito mais!