Entenda quando acontece a alta da inflação

A inflação é um dos principais problemas econômicos enfrentado pelo mundo, e algo que causa grandes pesadelos a economistas, investidores e à população geral. Isso porque, com o aumento da inflação, além de investimentos perderem seu valor real, os preços de diversos bens de consumo aumentam de forma exponencial, o que causa maior dificuldade financeira a pessoas de todas as classes sociais.

Atualmente, no último trimestre de 2021, o Brasil passa por um grande problema em virtude da alta da inflação. Especialmente bens de grande importância no consumo cotidiano passaram por aumentos significativos, como foi o caso da gasolina e do gás de cozinha, que se tornaram muito mais caros em questão de poucas semanas.

Com este cenário, é bastante fácil identificar quando a inflação está em alta, pois os seus efeitos são extremamente perceptíveis no dia a dia. Porém, o que a grande maioria das pessoas pode não saber é o que causa a alta da inflação, e faz com que haja esse aumento nos preços e todas as demais dificuldades e problemas financeiros decorrentes desta situação.

Assim, é preciso modificar este cenário, para que se consiga compreender o que acontece com a economia nacional e as causas dessa inflação, para que as pessoas não sejam mais apenas surpreendidas com o aumento de preços e a diminuição de seu poder de compra.

Os principais motivos que geram a alta da inflação

De uma maneira geral, os principais motivos da inflação estão relacionados ao governo e à forma como os governantes trabalham a economia nacional. Neste caso, dezenas de pessoas podem ser vistas como responsáveis, uma vez que todas as decisões são pensadas e aprovadas por uma série de governantes, e não por poucas pessoas.

A seguir, confira quais são as duas ocasiões em que a alta da inflação é mais comum, bem como as ações do governo que podem dar início a este processo, que faz com que esta taxa aumente de forma bastante rápida e perceptível:

1. Aumento dos impostos

Uma das principais situações que causa a alta da inflação é a determinação do governo para que haja um aumento no valor dos impostos a serem pagos. Estes impostos possuem o objetivo de gerar uma maior arrecadação para que o governo possa arcar com as suas despesas, de forma que a economia nacional se mantenha estabilizada.

Por sua parte, as empresas que precisam pagar estes impostos não querem que seu lucro seja afetado por este aumento do imposto, o que faz com que implementem o custo adicional ao valor de seus produtos e serviços. Assim, mesmo com a necessidade de pagar mais impostos ao governo, os seus ganhos se manterão praticamente inalterados.

O resultado disso é que, para o consumidor final, os mesmos produtos e serviços que antes poderiam ser adquiridos por um valor mais acessível, começam a se tornar muito mais caros. Exemplo disso é o já citado aumento da gasolina e do gás de cozinha, que são, hoje, os dois produtos com aumento mais destacados no Brasil, embora outros tipos de produtos e serviços tenham tido seus preços também aumentados.

2. Maior impressão de dinheiro

Outro tipo de ação do governo que pode fazer com que haja um aumento da inflação é a maior impressão de dinheiro, o que tem como objetivo, na grande maioria das vezes, o pagamento de algumas de suas dívidas. Com isso, passa a existir um maior volume de dinheiro em circulação no país.

A consequência disso é que passa a haver mais dinheiro do que a demanda de alguns produtos, de forma que os preços destes produtos ou serviços se tornam mais altos. Isso porque, com uma maior procura do público, e com mais dinheiro nas mãos das pessoas, as empresas elevam os preços em busca de maior lucro.

Isso também extingue a ideia de que a impressão de mais dinheiro poderia igualar a situação econômica das pessoas e ajudar a tirar pessoas da linha de pobreza ou miséria. Diferentemente, mais dinheiro em circulação faz com que haja um aumento da inflação, e consequentemente dos preços, e torna mais difícil a manutenção de uma economia equilibrada, com uma chance muito maior de mais pessoas em dificuldade financeira.

Outros possíveis fatores da alta da inflação

Embora a alta da inflação esteja quase sempre relacionada ao governo e suas ações econômicas, esta taxa não se restringe apenas a estas situações. Isso porque podem existir outros fatores que podem fazer com que haja o aumento da inflação que não estão diretamente relacionadas com as ações do governo.

A seguir, veja quais são alguns dos principais exemplos e os motivos que podem fazer com que aconteça a alta da inflação:

Menor produção

A menor produção de bens ou da oferta de serviços é um dos fatores que podem desencadear a alta da inflação. Isso porque, assim como no caso da maior impressão de dinheiro, esta situação faz com que haja uma supervalorização de um determinado produto ou serviço, o que eleva o seu preço e, consequentemente, faz com que um determinado valor perca poder de compra.

Cartéis

Outro fator que pode fazer com que haja um aumento da inflação é a existência de cartéis em um determinado setor, de forma que poucas empresas possuam um monopólio do segmento e estabeleçam um valor único, mais caro, para os seus produtos. Desta forma, os clientes ficam sem opção para adquirir estes produtos, a não ser pagar mais caro, o que passa a gerar um efeito dominó, com consequentes aumentos de outros itens.

Um dos tipos de cartéis mais comuns, e que são constantemente investigados para que essa prática não seja colocada em prática é com relação a postos de combustíveis.

Inércia

A inércia, ou a falta de ação, também pode ser um fator que pode levar a um aumento da inflação. Isso porque, neste caso, as empresas agem de forma mecânica, com um aumento gradual de seus preços na espera pela inflação antes mesmo que esta aconteça.

Consequentemente, os trabalhadores passam a exigir salários mais altos e a pagar mais caro pelos produtos destas empresas. Assim, apenas pela inércia, estas empresas geram uma alta da inflação, por não agirem de acordo com a realidade, mas de forma mecânica e mal programada.

Agora que você sabe o que gera a alta da inflação, acompanhe esta taxa com mais atenção e saiba identificar diferentes tipos de ações que podem gerar este tipo de situação, como a que acontece atualmente no Brasil.

Para saber ainda mais sobre a inflação, como lidar melhor com o seu dinheiro nesta situação e manter uma saúde financeira bem equilibrada, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados!