CPF negativado , saiba onde consultar o seu

Um dos principais problemas relacionados à vida financeira e que preocupa um número muito grande de pessoas em todo o Brasil é ter o seu CPF negativado, o que significa restrições em seu nome.

CPF negativada

Popularmente, ter o CPF negativado é conhecido como ter o nome sujo, o que pode causar uma série de empecilhos para quem tem este problema, como impossibilidade de adquirir crédito, por exemplo.

Esta negativação de seu CPF acontece por meio da inclusão de seu nome no cadastro de órgãos de proteção ao crédito, para que outras empresas tenham acesso ao seu histórico negativo de pagamentos. Isso pode ser feito em diferentes órgãos, que são os seguintes:

  • Serasa;
  • Boa Vista SCPC;
  • SPC Brasil.

A importância de saber se seu CPF está negativado

Ainda mais importante do que se preocupar com o fato de ter o CPF negativado e suas restrições, é acompanhar a situação de seu nome no mercado, o que pode ser feito por meio da consulta ao seu documento nessas instituições.

Isto é ainda mais importante, no caso de algum atraso ou problemas com pagamentos, para saber se seu nome está incluso na lista de inadimplentes, para que se possa resolver a situação, o mais rapidamente possível e evitar complicações financeiras ainda maiores.

É fundamental, também, que sempre que se faça uma consulta ao seu CPF, esta seja feita em todos os órgãos de proteção ao crédito, pois diferentes empresas podem utilizar os serviços de diferentes instituições.

Assim, é possível que seu nome não esteja presente em um destes órgãos, mas conste em outro, de acordo com a empresa na qual foram adquiridos seus problemas de pagamentos, os quais levaram a essa inclusão e, consequentemente, o levam a ter seu CPF negativado.

Saiba como consultar se seu CPF está negativado

É muito comum que muitas pessoas ainda associem a consulta para saber se possui o CPF negativado um procedimento bastante burocrático, demorado e, até mesmo, pago. Isso acontece porque, por muito tempo, esse tipo de ação estava relacionado a esses pontos e era bastante complicada, o que não acontece mais atualmente.

Com o avanço da tecnologia, a consulta ao seu CPF em todos os órgãos de proteção ao crédito foi muito facilitada, de forma que pode ser feita em poucos minutos e sem a necessidade de que a pessoa se desloque até um ponto de atendimento, por exemplo. Assim, todas as etapas de consulta ao seu nome podem ser feitas por meio da Internet, seja pelos sites ou aplicativos destas instituições.

Outro facilitador para consultar se seu CPF está negativado é a gratuidade desse tipo de pesquisa, pois nenhuma das três instituições cobra mais tarifa alguma para que as pessoas saibam se seu nome está inserido em listas de inadimplência.

Assim, confira a seguir, quais são as formas de consultar se seu CPF está negativado em cada uma destas instituições e se mantenha informado a respeito da condição atual de seu nome no mercado, para evitar qualquer tipo de complicação para o futuro de sua vida financeira:

1 – Serasa

O Serasa é o órgão de proteção ao crédito que possui uma das interfaces mais intuitivas e de fácil utilização para consulta a fim de saber se você possui o CPF negativado. Para que se possa realizar essa consulta, basta que se faça um rápido cadastro no site, com o número de seu CPF e a criação de uma senha para acesso ao site.

Após o cadastro, é possível que você consulte uma série de dados a respeito de sua situação financeira, inclusive com registros de inadimplência, valores de suas dívidas e de quais empresas estas dívidas são originadas. Além disso, é possível encontrar na página do Serasa o seu score financeiro, muito utilizado por empresas para analisar a possibilidade de crédito, além de oportunidades de empréstimos e outros serviços oferecidos pela própria instituição.

Para tornar ainda mais fácil a consulta e o acompanhamento de seus dados, é possível baixar o aplicativo Serasa Consumidor, que apresenta os mesmos recursos do site com uma facilidade de acesso ainda maior, pois pode ser utilizado a qualquer momento em seu próprio smartphone.

Além disso, é possível encontrar ainda informações a respeito do funcionamento da instituição, bem como informações financeiras que podem lhe ajudar a evitar os problemas com as dívidas que poderiam lhe levar a ter o seu CPF negativado.

2 – Boa Vista SCPC

A utilização do Boa Vista SCPC para consultar se você possui o CPF negativado também é bastante intuitiva e facilitada, com uma interface simples e com informações bastante claras. A exemplo das demais instituições, também é necessário que se realize um cadastro no site para visualizar suas informações, mas este cadastro pode ser feito muito rapidamente com o uso de suas redes sociais.

Além de consultar seu CPF, no Boa Vista SCPC você ainda pode encontrar informações sobre consultas ao seu nome, cadastro positivo e score específico nessa instituição. Da mesma forma, caso você tenha seu CPF negativado, existem informações sobre quais são suas pendências, quais as empresas em que está inadimplente e maneiras para regularizar seus débitos.

A exemplo do Serasa, o Boa Vista SCPC também possui um aplicativo que facilita a consulta ao seu CPF, mas com algumas funcionalidades a mais que o tornam bastante útil. A principal delas é a possibilidade de ser notificado antes que seu nome seja incluído no cadastro de inadimplência, o que lhe oferece a chance de regularizar seus débitos antes que estes gerem prejuízos para seu histórico de pagamentos.

3 – SPC Brasil

O SPC é a instituição que representa maior dificuldade para os inadimplentes, pois até pouco tempo atrás, era necessário realizar o pagamento de uma taxa para realizar a consulta e saber se você estava com o CPF negativado, o que já não acontece mais. Com a isenção desta taxa, o órgão visa tornar mais fácil o acesso do público a suas informações, até mesmo para que tenha maior facilidade na regularização de seus débitos.

Assim como nas demais instituições de proteção ao crédito, é preciso que se faça o cadastro no site para que possa realizar a consulta ao seu CPF, com a indicação de quais são os débitos pendentes em seu nome e o contato das empresas para a regularização de seu débito.

Agora que você sabe onde consultar sobre CPF negativado e a maneira de realizar esta consulta, acompanhe as informações sobre seu CPF nestas instituições e evite problemas relacionados à inadimplência que poderiam representar maiores dificuldades para o futuro de sua vida financeira, como a impossibilidade de obtenção de crédito ou a realização de novas compras parceladas, por exemplo.

Para saber ainda mais sobre como se manter atualizado sobre seu CPF e a situação de seu nome no mercado, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre este e outros temas relacionados ao universo financeiro, como financiamentos, empréstimos, seguros, taxas de juros, planilhas de gastos, consórcios, controle de orçamento e muito mais para você saber como cuidar ainda melhor do seu dinheiro!