Débito Automático x DDA: conheça as principais diferenças

Quando se trata de assuntos financeiros, existem muitas siglas que podem indicar serviços essenciais e que facilitam muito a vida de todas as pessoas, mas também há uma grande chance de que sejam menos conhecidas, ou que até mesmo causem confusão a respeito de seus significados.

Além disso, quando alguns serviços e siglas possuem semelhanças, é ainda mais comum que algumas pessoas confundam as suas utilizações e acabem sem saber qual a diferença entre estes serviços. É o caso, por exemplo, do DDA e do débito automático, dois serviços que podem facilitar muito a vida de qualquer pessoa, que possuem grandes diferenças, mas que são comumente confundidos.

Desta maneira, saber quais são as diferenças entre estes dois serviços é algo muito importante, que pode até mesmo otimizar o seu dia a dia e evitar acúmulo de papeis desnecessário, além de aumentar a segurança de sua vida financeira. Portanto, se você ainda não sabe quais são as diferenças entre débito automático e DDA, siga a leitura e saiba como estes dois serviços se diferenciam e podem, ambos, lhe render benefícios.

Conheça a diferença entre o débito automático e o DDA

Embora seja comum se imaginar que a explicação entre a diferença de dois serviços que podem ser confundidos é algo muito complexo e cheio de detalhes, compreender o que diferencia o DDA e o débito automático é algo bem mais simples, uma vez que não se trata de serviços que possuem o mesmo objetivo.

Assim, o primeiro passo para compreender o que os torna diferentes é saber o que significam cada um destes serviços e como devem ser utilizados por qualquer pessoa em seu dia a dia.

Primeiramente, o débito automático é um recurso de pagamento que qualquer pessoa pode utilizar em um serviço previamente contratado. Isso significa que, na data prevista para o pagamento de sua conta, mensalidade ou anuidade, por exemplo, o valor será descontado diretamente de seu saldo bancário.

Com isso, ao utilizar o débito automático, não há o risco de se esquecer de realizar o pagamento com atraso e, consequentemente, arcar com o acréscimo de multas e juros. Ou seja, além de facilitar o seu pagamento e evitar que você precise se deslocar até um banco ou lotérica para pagar sua conta, o débito automático ainda pode garantir que você economize o seu dinheiro e tenha um maior controle de sua vida financeira.

Diferentemente, o DDA significa Débito Direto Autorizado, e é apenas a representação digital de um boleto que foi emitido em seu nome. Desse modo, o DDA é o indicativo de que existe um débito a ser pago, e que pode ser obtido de forma completamente online, sem que seja necessário aguardar a entrega deste mesmo boleto de forma física pelos correios.

Isso contribui para que você não tenha que esperar por um boleto que pode ser recebido com atraso, nem que seja preciso manter comprovantes físicos de seus pagamentos, os quais podem ser feitos de forma digital por meio do internet banking.

Além disso, com o recebimento de boletos por meio de DDA, a chance de tentativas de fraudes e golpes por meio de boletos físicos é praticamente nula, o que aumenta a segurança de seu dinheiro e de sua vida financeira de uma maneira geral.

Outra característica do DDA é que o boleto recebido por meio deste serviço não precisa ser, necessariamente, pago na sua data de recebimento, como acontece com o débito automático. Diferentemente, o cliente pode optar por pagar o boleto recebido, agendar uma data de pagamento, ou até mesmo rejeitar o pagamento, caso não queira dar continuidade em uma compra, por exemplo, ou não reconheça a conta referente a este boleto.

Ou seja, a diferença entre o débito automático e o DDA está no objetivo de cada serviço, pois enquanto um deles serve para a realização do pagamento de contas, o outro é apenas um indicativo de que existe uma conta a ser paga em seu nome, para evitar que os débitos sejam pagos em atraso e seu nome possa ser negativado.

Por conta desta diferença, é possível utilizar os dois serviços de forma conjunta, pois nem todas as contas podem ser cadastradas em débito automático, de forma que estas sejam notificadas por meio do DDA.

Vale a pena utilizar o débito automático e o DDA?

Tão importante quanto saber a diferença entre estes dois tipos de serviços financeiros é saber se eles são, de fato, úteis para você. Isso pode fazer com que você tenha maiores facilidades em seu dia a dia, caso algum deles, ou ambos, possam se adequar à sua realidade financeira.

De uma maneira geral, tanto o débito automático quanto o DDA são serviços muito indicados para qualquer pessoa, pois podem garantir que as suas contas sejam pagas em dia e não se tenha qualquer tipo de atraso, ou problemas como o acúmulo de multas e juros, por exemplo.

No caso do débito automático, este é um serviço bastante indicado para as suas contas recorrentes, ou seja, aquelas que devem ser pagas todos os meses. Assim, é recomendado que sejam inclusas no débito automático contas como água, energia, internet, planos de saúde, entre outras.

Desta forma, além de evitar que se tenha atrasos em seus pagamentos, você ainda pode economizar muito tempo por não precisar pagar estas contas em agências bancárias, ou mesmo em casas lotéricas, nas quais se deve enfrentar longas filas e senhas demoradas.

Já o DDA é um serviço mais indicado para outros tipos de serviços, menos recorrentes, apenas para que se saiba que existe um débito em seu nome e evitar que o prazo de pagamento deste débito seja ultrapassado.

Com isso, os dois serviços valem muito a pena para todas as pessoas, e devem ser utilizados de acordo com a sua realidade financeira, sempre de forma que se tenha uma maior facilidade no seu dia a dia e um maior controle de seu orçamento.

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre o débito automático e o DDA, bem como o funcionamento destes dois serviços, comece a fazer uso destas ferramentas para obter maiores benefícios e vantagens.

Para saber ainda mais sobre estes e muitos outros serviços financeiros disponíveis atualmente, acesse a página da AnjoCred e leia os nossos artigos sobre este e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, como empréstimos, financiamentos, seguros, taxas de juros, cartões de crédito e educação financeira em geral.

Assim você poderá obter o conhecimento necessário para cuidar ainda melhor do seu dinheiro e evitar quaisquer tipos de dificuldades financeiras, como o acúmulo de dívidas e a inadimplência, por exemplo. Mais do que isso, você poderá aprender a investir o seu dinheiro para chegar a uma melhor situação financeira!