A região metropolitana de Curitiba é uma das mais bem desenvolvidas de todo o sul do país, muito por conta das cidades ao redor da capital paranaense, que contribuem para esse desenvolvimento. Exemplo disso é a cidade de Araucária, localizada a pouco mais de 25km da cidade de Curitiba.
O primeiro destaque de Araucária já pode ser notado logo com a sua elevada população, a qual, de acordo com números do IBGE, é, hoje, superior a 146 mil habitantes. Entretanto, Araucária também é uma cidade com uma grande extensão territorial, com quase 470km², o que faz com que a sua densidade demográfica, mesmo com uma elevada população, não seja tão grande quanto outros municípios próximos.
Economia da cidade de Araucária/PR
A economia de Araucária é um ponto que merece grande destaque, pois é parte essencial não apenas de seu crescimento, mas de todo o desenvolvimento da região metropolitana de Curitiba. Porém, para uma melhor compreensão disso, é preciso que se olhe para algumas décadas atrás.
Ainda no final do século XIX, o destaque da economia de Araucária já pode ser notado, pois desde antes mesmo de sua fundação, em 1890, a exploração de madeira na região já era a sua principal atividade econômica. Isso durou até a década de 1930, mas a devastação das reservas florestais da região impossibilitou a continuidade desta atividade.
Desta forma, a erva-mate passou a ser o principal produto de Araucária pelos próximos anos, especialmente devido à exportação para a Argentina, um dos maiores consumidores deste tipo de produto na América do Sul. Entretanto, a partir de 1940 a Argentina passou a ser autossuficiente na produção de erva-mate, de modo que a exportação foi interrompida e desvalorizou esse produto na região de Araucária.
No entanto, por já ter uma economia bem desenvolvida e até mesmo superior a muitas outras cidades da região metropolitana de Curitiba, Araucária teve uma facilidade muito grande na implementação de indústrias na cidade, as quais passaram a ser o principal pilar econômico do município.
Isso proporcionou, também, que em 1973 fosse criado o Centro Industrial de Araucária, o que permitiu que houvesse um crescimento ainda maior da indústria na cidade paranaense. Isso possui reflexos até os dias atuais, uma vez que ainda hoje o setor industrial é o responsável pela maior parte do PIB de Araucária.
Entres os diferentes setores industriais presentes em Araucária atualmente, podem ser destacados os da indústria siderúrgica e tecnológica, alguns dos que proporcionam melhores resultados econômicos para o município.
Assim, com a combinação de fatores como a forte industrialização e a proximidade da capital paranaense, Araucária é um dos municípios mais importantes do sul do Brasil, e que possui uma participação direta no desenvolvimento econômico de sua região.
Empréstimo pessoal para negativados e com restrição
Dentre todos os problemas financeiros atuais, um dos mais comuns, e que pode gerar grandes problemas a qualquer pessoa é o cúmulo de dívidas e a inadimplência. Isso pode fazer com que as empresas credoras solicitem a inclusão de seus dados em listas de inadimplentes em órgãos de proteção ao crédito, de forma que se tenha graves consequências.
Entre estas consequências, uma das mais importantes é a impossibilidade de utilização de serviços financeiros de crédito, como o empréstimo, por exemplo. Ou seja, um serviço que poderia lhe ajudar a quitar estas dívidas e reorganizar a sua vida financeira passa a ser inacessível por conta da negativação de seu nome e todas as restrições impostas.
Porém, existe uma alternativa que pode lhe permitir contornar este problema, que é a utilização do empréstimo pessoal para negativados e com restrição, um serviço de empréstimo especialmente voltado para as pessoas que estão com o nome sujo no mercado. Assim, mesmo com a negativação e as restrições, você ainda pode contar com uma forma de conseguir dinheiro emprestado de forma rápida e prática.
Esse serviço já é oferecido por muitas empresas credoras, as quais compreendem que grande parte de seus clientes pode sofrer com as dívidas, de forma que poderiam deixar de ganhar muito dinheiro ao lhes negar a prestação de serviços.
No entanto, por se tratar de um serviço voltado especificamente voltado para as pessoas negativadas e com restrições em seu nome, existem algumas diferenças entre este empréstimo e as demais modalidades do mesmo serviço. Em geral, estas diferenças visam garantir a maior segurança das empresas credoras, para que não tenham prejuízo ao emprestar dinheiro a quem possui um histórico financeiro ruim.
A primeira destas diferenças que visa garantir maior segurança para as empresas credoras é a limitação do crédito disponibilizado aos clientes para esse empréstimo. Isso significa que o valor que pode ser obtido por meio deste serviço é bem mais limitado em comparação com os empréstimos tradicionais.
Desta forma, se o cliente não conseguir arcar com as suas despesas e o pagamento das parcelas deste empréstimo, o prejuízo da empresa credora será mínimo, de maneira que não tenha grandes consequências negativas até que haja a regularização dos pagamentos.
Para os clientes, essa limitação de crédito faz com que o planejamento financeiro e o uso desse dinheiro devam ser ainda mais cuidadosos. Por exemplo, se você espera quitar as suas dívidas com esse empréstimo, é preciso saber se o dinheiro será suficiente, de modo que não se fique com duas dívidas pendentes no futuro.
Outra diferença importante do empréstimo pessoal para negativado e com restrição é a taxa de juros mais elevada que é aplicada a esse tipo de empréstimo. Na prática, isso significa que o serviço é mais caro em comparação a qualquer outra modalidade de empréstimo contratada por pessoas com o nome limpo.
Essa aplicação de uma taxa de juros mais elevada existe para que as empresas credoras tenham um lucro maior com o empréstimo para negativados e com restrição. Assim, ao obter um melhor retorno financeiro, essas empresas manterão a oferta de empréstimos a clientes negativados, uma que o risco de emprestar dinheiro a esse público é recompensado financeiramente.
Aos clientes, em contrapartida, o fato de o empréstimo pessoal para negativados e com restrição ser mais caro torna ainda mais importante um bom planejamento financeiro antes de contratar esse serviço, para que se saiba qual o valor total a ser gasto para a sua quitação, bem como o valor de suas parcelas e a forma como isso irá impactar o seu orçamento.
Assim, com esse conhecimento a respeito do empréstimo pessoal para negativados e com restrição, avalie de maneira ainda melhor se esta é a melhor alternativa para que você possa reorganizar a sua vida financeira e ficar longe das dívidas.
Saiba ainda mais sobre este e muitos outros serviços financeiros ao visitar a página da AnjoCred e acompanhar as nossas publicações!