Formas que os bancos encontraram para contornar a crise

A crise econômica que o mundo enfrenta hoje, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, afetou a praticamente todas as pessoas e empresas, especialmente aquelas voltadas ao setor financeiro. Isso significa que mesmo os bancos, instituições consolidadas e que possuem uma grande capacidade de lidar com dificuldades, também foram atingidos.

pessoa pensando na crise

No entanto, algo comum para quase todos os bancos foi a forma como conseguiram contornar esta crise, sem que os seus efeitos negativos tivessem um impacto ainda maior em seu serviço e em seu lucro. Diferentemente do que algumas pessoas possam imaginar, isso não é resultado apenas dos grandes lucros que estas empresas possuem anualmente, ou de empréstimos feitos pelo governo, mas sim da implementação de estratégias pontuais.

Ou seja, para evitar os impactos negativos ainda piores da crise econômica atual, os bancos foram capazes de se utilizar de diferentes estratégias para que o seu trabalho não fosse afetado, nem mesmo a utilização de seus serviços por parte dos clientes.

Para que isso seja ainda mais fácil de ser compreendido, veja a seguir algumas das principais estratégias utilizadas pelos bancos para que conseguissem contornar a crise financeira atual. Confira.

Trabalho remoto de seus funcionários

Uma das primeiras medidas adotadas pelos bancos, e por outras empresas, que permitiu que se conseguisse contornar a crise de uma maneira um pouco mais efetiva, foi a realização de trabalho remoto por parte de seus funcionários. Desta maneira, mesmo nos períodos em que as agências precisaram ser mantidas fechadas para evitar a proliferação da Covid-19, o trabalho seguiu em realização, como setores de atendimento e cobranças, por exemplo.

Mais do que permitir que estas atividades fossem realizadas, isso permitiu que os bancos encontrassem uma forma de aumentar a produtividade de seus funcionários, uma vez que grande parte dos trabalhadores revelou ter se sentido mais à vontade com o trabalho remoto. Assim, em todo o mundo, a expectativa é de que haja uma revolução na forma de trabalho, com mais profissionais alocados no sistema home office.

Isso pode permitir aos bancos que se tenha uma economia ainda maior, uma vez que não será necessário suprir gastos de deslocamento de seus funcionários, ou mesmo pagar aluguéis de espaços físicos para que possam atender aos clientes. Em tempos de crise, esta é uma economia muito significativa para que estas empresas possam contornar o período de dificuldade.

Redução de taxas de juros e condições mais facilitadas do pagamento de seus serviços

Uma outra ação que se tornou bastante comum para os bancos, na busca por uma forma de contornar a crise financeira atual, foi o aumento de ofertas de serviços financeiros com condições facilitadas de pagamento. Em especial, o empréstimo financeiro foi a principal ferramenta para esta estratégia, uma vez que é um dos principais serviços oferecidos pelos bancos.

Embora isso possa parecer contraditório em um primeiro momento, pois com a redução das taxas de juros o lucro destes serviços é menor para os bancos, esta é uma estratégia que tem se mostrado bastante efetiva. Isso porque, com as condições facilitadas de pagamentos deste serviço, o número de pessoas que tem realizado empréstimos no último ano foi bastante superior ao período anterior à crise causada pela pandemia.

Assim, mais pessoas recorrem aos serviços financeiros oferecidos pelos bancos para superar a dificuldade momentânea e, com mais clientes atendidos, o lucro dos bancos passa a ser maior. Ou seja, há um ganho reduzido em cada empréstimo realizado, mas um número muito maior de clientes opta pela realização deste serviço, de forma que o banco tenha resultados melhores mesmo em tempos de crise.

Oferta facilitada de empréstimos para negativados e com restrição

O empréstimo pessoal para negativados e com restrição já não é nenhuma novidade, pois é um dos principais serviços utilizados por quem está com o nome sujo atualmente e deseja reorganizar a sua vida financeira. Entretanto, este ainda não era um serviço oferecido por todos os bancos, ou mesmo aqueles que ofereciam a possibilidade, ainda tinham muitas restrições e limitações para acesso a este tipo de empréstimo.

Para que se conseguisse contornar a crise financeira, no entanto, este serviço se tornou um importante aliado dos bancos, uma vez que a parcela de público que pode ser atendida pelo empréstimo pessoal para negativado atualmente é muito grande, em decorrência do elevado número de pessoas com o nome sujo no mercado.

Desse modo, ao oferecer maior facilidade no acesso a este serviço, os bancos puderam ver seu lucro aumentar ainda mais, mesmo no período de crise, pois este tipo de serviço é um dos mais procurados atualmente. Além disso, o lucro com o empréstimo para negativados pode ser ainda maior para os bancos, uma vez que sua taxa de juros é mais elevada do que a do empréstimo tradicional.

Isso faz com que o valor final pago pelos clientes que utilizam o empréstimo pessoal para negativado ou com restrição seja maior do que o do empréstimo comum, com um consequente lucro maior para os bancos, que podem, assim, contornar a crise com uma facilidade ainda maior.

Maior utilização de recursos tecnológicos

Atualmente, o uso da tecnologia é essencial para que qualquer empresa possa obter melhores resultados, inclusive os bancos. Com a crise gerada pela pandemia de Covid-19, no entanto, isso foi amplamente potencializado, com o uso da tecnologia como algo quase obrigatório para que se pudesse contornar este período de dificuldades.

Para que isso fosse possível, foi necessário que os bancos investissem na melhoria de seus aplicativos, de forma que mais atendimentos e serviços fossem realizados por meio de plataformas digitais por parte de seus clientes. Com isso, mesmo nos períodos de fechamento total das agências, foi possível que muitos clientes utilizassem os seus serviços e os bancos não fossem completamente afetados pela paralisação econômica.

Obviamente, estas estratégias puderam ser utilizadas de maneira diferenciada por alguns bancos, ou outras ações realizadas de acordo com as estratégias de cada empresa, mas foram estes os principais pilares para que os bancos pudessem contornar a crise e não sentirem os efeitos negativos da pandemia de uma forma ainda maior.

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