Os brasileiros sabem usar bem o cartão de crédito?

Dentre todos os serviços financeiros disponibilizados ao público atualmente, um dos mais conhecidos, e desejado por muitas pessoas é o cartão de crédito. Isso se deve ao fato de que, com este tipo de cartão, é possível realizar compras de itens de maior valor, mesmo que não se tenha todo o dinheiro disponível no momento da compra, que pode ser parcelada e paga a prazo.

cartão de crédito

Desta forma, é bastante comum que muitas pessoas tenham até mesmo mais de um cartão de crédito, para utilizar diferentes limites de crédito, menores taxas de juros, prazos de pagamentos distintos, entre outras facilidades.

Esta popularização e o uso frequente do cartão de crédito leva, então, à pergunta: Será que os brasileiros sabem mesmo como utilizar de maneira correta o cartão de crédito?

A resposta desta pergunta pode não ser tão simples quanto se imagina, pois a generalização é algo que deve ser evitado. Porém, na grande maioria dos casos a resposta a esta questão é negativa, e indica que os brasileiros não sabem como utilizar bem o cartão de crédito, o que leva a um número muito grande de pessoas endividadas.

Um exemplo disso pode ser melhor visualizado com a observação da pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de bens, serviços e turismo), divulgada no primeiro trimestre do ano de 2021, que aponta que ao menos 66% das famílias brasileiras possuem alguma dívida de cartão de crédito atualmente.

Obviamente, isso foi ainda mais impulsionado pelo período de pandemia, que fez com que muitas destas famílias tivessem sua renda comprometida e passassem a utilizar o cartão de crédito com maior frequência. Porém, isso também mostra a falta de cuidado, ou mesmo conhecimento, em alguns casos, a respeito de como utilizar da melhor maneira possível o cartão de crédito.

No entanto, isso não significa que o cartão de crédito seja um serviço que deve ser deixado de lado, ou passar a ser visto como um vilão da vida financeira de todas as pessoas. Diferentemente disso, é preciso que se compreenda que o cartão de crédito é um serviço financeiro e, como qual, ser utilizado com o devido cuidado e acompanhado de um bom planejamento financeiro.

Principais cuidados para uma melhor utilização do cartão de crédito

Para que a resposta à questão inicial possa ser modificada, é preciso que as pessoas passem a conhecer alguns cuidados que devem ser tomados para uma melhor utilização do cartão de crédito. Assim, é possível que se tenha maior consciência a respeito deste serviço financeiro, de modo que as chances de endividamento em decorrência do cartão de crédito sejam menores.

A seguir, confira quais são os cuidados que se deve ter para uma melhor utilização do cartão de crédito:

– Prefira pagar por suas compras em menos parcelas

Um dos principais atrativos do cartão de crédito é a possibilidade de pagar por suas compras de forma parcelada, obviamente acrescidas de uma taxa de juros. Justamente por conta desta taxa de juros, o ideal é que se parcele por suas compras em menos vezes, pois assim o valor total de sua compra pode ser menor, com a utilização de menos dinheiro para a quitação deste débito.

Ou seja, ao parcelar uma compra com o cartão de crédito em menos vezes, o total de juros e o total de dinheiro gasto com o mesmo produto poderá ser menor, de forma que se tenha menos riscos de sofrer com dificuldades de pagar esta dívida.

– Sempre pague o valor total da parcela de seu cartão de crédito

De todos os fatores que fazem muitas pessoas terem problemas com as dívidas de cartão de crédito, um dos mais importantes é o pagamento do valor mínimo de uma fatura. Esta possibilidade é oferecida pelas operadoras de cartões de crédito para que os clientes não deixem de pagar pelo serviço e se tornem, assim, inadimplentes.

No entanto, ao pagar apenas o valor mínimo de uma parcela de cartão de crédito, o cliente faz com que os juros se acumulem a respeito de sua dívida total. Isso gera o chamado juros sobre juros, ou simplesmente juros compostos, que fazem com que o valor total a ser pago no próximo mês seja ainda mais alto.

Desta forma, ao pagar o valor mínimo de sua fatura, o cliente faz a dívida aumentar de forma natural, o que compromete ainda mais o seu orçamento e torna a dívida mais difícil de ser paga, o famoso efeito bola de neve.

Assim, o ideal é que se pague sempre o valor total da fatura de seu cartão de crédito, para que os juros não se acumulem e a sua dívida possa ser mantida sob controle, sem comprometer não apenas o seu orçamento, mas toda a sua saúde financeira.

– Sempre acompanhe o valor de sua fatura pelos aplicativos

Atualmente, todos os cartões de crédito oferecem a seus clientes a possibilidade de acompanhamento da fatura por meio de aplicativos de celulares e smartphones. Assim, é possível saber qual o valor a ser pago no próximo mês, bem como quais são as compras que ainda compõem o total de sua fatura.

Esta é uma ferramenta de grande ajuda para todas as pessoas, pois permite que se tenha um acompanhamento em tempo real de sua dívida com o cartão de crédito, e pode tornar mais fácil a realização de um planejamento financeiro, de modo que não se faça compras com o cartão que podem elevar o valor total a ser pago em sua próxima fatura, por exemplo.

– Diminua a quantidade de cartões de crédito em seu nome

Outro fator que torna ser mais fácil se endividar com o cartão de crédito é o fato de que muitas pessoas possuem mais de um cartão de crédito. Assim, ao ter dificuldades com o pagamento de um destes cartões, as compras passam a ser feitas com outro, o que gera ainda mais dívidas a serem pagas.

Para diminuir as chances de que isso aconteça, o ideal é contar com o menor número de cartões de crédito possível, de forma que seja mais fácil controlar o valor a ser gasto em seu orçamento com este tipo de serviço. Desta forma, manter um ou dois cartões de crédito, no máximo, é um cuidado que pode tornar mais fácil a boa utilização deste recurso.

Saiba ainda mais sobre o uso de cartões de crédito e muitos outros serviços financeiros ao visitar a página da AnjoCred e acompanhar as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados, os quais podem fazer você saber como utilizar melhor o seu dinheiro e evitar problemas como as dívidas e inadimplência, por exemplo!