Realizar um empréstimo pessoal já não é mais um tabu, e se tornou cada vez mais fácil e acessível a todas as classes sociais. Disponível tanto em agências bancárias quanto em instituições financeiras exclusivas para o ambiente web, há ainda a opção de usar seu cartão de crédito para sacar um valor especificado e pagar na próxima fatura, à vista ou parcelado. Conhecido apenas por financiar compras, a demanda pela opção de empréstimo tem sido cada vez maior.
As linhas de empréstimos pessoais dos cartões de crédito não são novidades. Mas diante da crise e do alto índice de desemprego, é cada vez maior o número de pessoas que recorrem a essa possibilidade para pagar contas, fazer compras ou viajar. Porém, os juros dessa modalidade de crédito tendem a ser um dos maiores do país, dada a suposta insegurança da empresa em receber o valor em dia. Antes de fechar negócio, é fundamental avaliar a situação.
Quando recorrer a um empréstimo
Até hoje, abordar assuntos relacionados a dinheiro requer uma boa dose de paciência. Afinal, o dinheiro ainda é um tabu e é muitas vezes relacionado ao fracasso, dívidas e situações financeiras negativas. Baseado nesta cultura equivocada, ele não é bem tratado nas conversas familiares, sendo direcionado para assuntos sobre gastos e dívidas, enquanto deveria ser para investimentos e prazer.
Na educação financeira, todos aprendem que o dinheiro é um meio para se obter bens materiais e que, quando bem controlado, pode trazer muitos benefícios para seu possuidor. Isso significa que quando a situação financeira está sob controle, é possível planejar os próximos passos da vida e dormir com cabeça tranquila, sem problemas financeiros.
Independente da classe econômica e do valor de recebimentos, todos podem economizar mensalmente. Tudo depende de como são organizados os orçamentos familiares e a distribuição do dinheiro. Além disso, é fundamental viver de acordo com os rendimentos do momento, não contraindo dívidas para um futuro incerto mais positivo.
Ficar inadimplente é o ápice de alguém com problemas nessa organização, trazendo consequências ruins para seu dia a dia e finanças. Caso existam contas pendentes e o dinheiro não seja suficiente para quitá-las, a opção de recorrer a um empréstimo pessoal pode ser uma saída para pagar a pendência a parcelar por um prazo maior.
Como usar o cartão de crédito para empréstimo pessoal
No Brasil, o cartão de crédito é o método de compras mais utilizado pela população. Com ele, é possível adquirir produtos e serviços que só serão pagos na fatura posterior e podem até mesmo ser parcelados, sem nenhuma burocracia. Mas muita gente não sabe que o cartão de crédito também pode funcionar como empréstimo pessoal.
O princípio é o mesmo de um empréstimo pessoal convencional e o resgate do valor não influencia no limite de crédito. A velocidade e facilidade de obter um dinheiro emergencial tão rápido tem como principal ponto negativo as altas taxas de juros, caso as faturas não sejam pagas em dia. Dessa forma, o devedor pode acabar no meio de uma bola de neve e ficar inadimplente nos órgãos de segurança ao crédito.
Para solicitar um empréstimo pessoal por cartão de crédito, o processo é bastante simples e semelhante a outros tipos de empréstimos. Para ajudar a realizar a ação sem dúvidas, separamos o passo a passo dos procedimentos a seguir:
- Nem todos os cartões de crédito possuem esse tipo de serviço. Antes de mais nada, é preciso conferir o que o seu tem a oferecer e se inclui a opção de empréstimo pessoal. Para consultar, é possível ir no site, aplicativo ou na própria agência bancária;
- Se for confirmado que seu cartão possui esse serviço, procure saber quais são os critérios e condições para sua realização. Para isso, é feita uma simulação para que seu perfil seja avaliado pela empresa a partir da renda e comportamento de consumo, como pagamentos em dia, se tem outros empréstimos, etc. Após a análise, se o pedido for aprovado, ele estará na conta vinculada em, no máximo, 48 horas de acordo com a política do cartão;
- A simulação do empréstimo pessoal não é a formalização do pedido. Ele pode apenas oferecer ao cliente os valores a serem pagos de acordo com sua necessidade de quantia e parcelamento. Há vários sites na web que ajudam a fazer comparações entre esses empréstimos pessoais de cartão, o que ajuda bastante a encontrar com maior rapidez o mais adequado a sua necessidade. A simulação consiste em descrever o valor pretendido, o tempo de quitação desejado e o valor das parcelas. Em seguida, é preciso colocar o valor da renda mensal e outras informações adicionais, como se há bens, mora de aluguel, possui carro ou moto, etc.
- A média de juros cobrados nas principais instituições que oferecem empréstimo pessoal para cartão de crédito vai de 4,4% ao mês e 60,75% ao ano até 21,79% ao mês e 964,61% ao ano. Diante dessa diferença tão grande, comparar as empresas é fundamental para não ter prejuízo;
- Após a simulação e o conhecimento dos juros e taxas praticados, segue o passo a passo para a contratação do empréstimo pessoal de cartão de crédito, para ficar mais claro:
- Solicitar através do preenchimento do formulário;
- Aguardar a análise de crédito e perfil, que em geral é bastante rápida;
- Com a aprovação, é preciso assinar o contrato após concordar com os termos oferecidos;
- Aguardar a liberação do dinheiro, dentro do prazo estipulado no contrato assinado;
- Nas datas acordadas, começar a efetuar o pagamento, que vem incluso na fatura do cartão ou em outra fatura separada, de acordo com a bandeira.
- A simulação e aprovação do crédito permite ter uma exata noção do valor limite que pode ser adquirido, a quantidade de parcelas, o valor de cada uma, além das taxas e juros cobrados. Diante dessas informações, cabe fazer uma nova reflexão sobre se vale a pena adquirir o empréstimo ou não. Afinal, contrair uma dívida para pagar outra pode ser benéfico caso o juros do empréstimo seja bem mais baixo do que o da pendência. Do contrário, pode ser apenas trocar de problema;
- O empréstimo pessoal de cartão de crédito foi criado para ser usado em momentos emergenciais, quando não é possível conseguir dinheiro de outra forma tão rápido. Ele é uma ótima alternativa para situações como problemas de saúde, acidentes e outros momentos que surgem e não há um preparo para contorná-la. Mas, caso deseje o dinheiro para realizar uma compra de valor mais elevado, como um carro por exemplo, cabe buscar com mais calma outras alternativas com juros menores e prazos mais elásticos;
Para se informar mais sobre outras modalidades de empréstimo pessoal, financiamentos, juros e até mesmo sobre educação financeira para reorganizar seu orçamento pessoal, acompanhe os artigos da AnjoCred!