Saiba já os empréstimos mais pedidos na pandemia

A pandemia causada pelo Covid-19 fez com que muitas pessoas tivessem a sua vida bastante modificada, especialmente o que diz respeito ao aspecto financeiro, pois muitas empresas precisaram permanecer fechadas por um determinado período, para que o avanço do vírus fosse contido. Isso fez com que muitas pessoas perdessem o emprego, além de prejudicar os resultados de autônomos e MEI.

Por conta deste novo cenário econômico, foi preciso que estas pessoas buscassem por alternativas que lhes permitissem ter dinheiro suficiente para cumprir suas obrigações, comprar itens de primeira necessidade ou mesmo não deixar que seus negócios fossem à falência. Desta maneira, um dos serviços financeiros mais procurados durante a pandemia foi o empréstimo.

No entanto, como você já deve saber, o empréstimo não possui apenas uma modalidade, pois é um serviço que pode apresentar opções mais vantajosas para diferentes pessoas de acordo com o tipo de serviço escolhido. Assim, ao longo do período de pandemia, diversos tipos de empréstimos foram utilizados por pessoas que precisaram recorrer a esta alternativa.

Para que se compreenda ainda melhor como o empréstimo é um serviço versátil, e como foi fundamental ao longo do período de pandemia, confira a seguir quais foram os tipos de empréstimos mais procurados desde o início da pandemia e de seus efeitos no aspecto financeiro da vida das pessoas:

Empréstimo pessoal

Dentre todos os tipos de empréstimos, o empréstimo pessoal é, certamente, um dos mais conhecidos e utilizados em todo o país. Isso porque é o chamado empréstimo tradicional, no qual o banco ou a empresa credora empresta dinheiro a um cliente que apresenta um bom histórico e aplica uma taxa de juros nas mensalidades a serem pagas para a quitação do serviço.

Ou seja, é um dos empréstimos com funcionalidade mais simples do mercado, o que fez com que fosse buscado por muitas pessoas que possuem um bom histórico financeiro, sem dívidas pendentes ou restrições em seu nome, por exemplo.

Um dos fatores que o fez ser bastante procurado no período de pandemia é justamente esta simplicidade, que facilita um empréstimo com aprovação de crédito, com um baixo risco de negativa por parte das empresas credoras.

– Empréstimo consignado

Mesmo que a pandemia tenha feito muitas pessoas perderem os seus postos de trabalho, uma parcela da população ainda pode se manter estável em seu emprego, que são as pessoas concursadas e funcionários de entidades governamentais. Entretanto, isso não garante que estas pessoas não tiveram dificuldades ao longo da pandemia, pois em muitos estados brasileiros houve corte de salários ou atrasos em pagamentos, por exemplo.

Isso ajuda a exemplificar melhor os motivos que fizeram o empréstimo consignado ser outro dentre os mais procurados no período de pandemia. Diferentemente do empréstimo pessoal, o consignado tem as mensalidades descontadas diretamente em folhas de pagamento, o que faz com que seja um serviço bastante ligado a funcionários públicos, uma vez que é preciso um convênio do empregador com a empresa credora para este tipo de pagamento.

Outro fator que leva o empréstimo consignado a figurar entre os mais buscados ao longo da pandemia é o fato de que, por ser pago diretamente por meio de desconto em folha de pagamento e ter um risco praticamente nulo de inadimplência, a aprovação deste serviço de crédito é ainda mais fácil que os demais.

– Empréstimo para MEI

Também chamado em algumas instituições financeiras de microcrédito, o empréstimo para MEI foi outro dos que teve um grande aumento na procura ao longo do período de pandemia, pois grande parte das pessoas que possui um negócio próprio precisou deste tipo de auxílio para manter sua empresa aberta, especialmente nos tempos de lockdown.

Além disso, também houve um significativo aumento no número de microempreendedores individuais, uma vez que mais pessoas precisaram começar a buscar por uma fonte de renda alternativa após perder o emprego em decorrência da pandemia, de modo que o empréstimo foi ainda mais útil para aqueles em fase inicial de trabalho.

Para impulsionar ainda mais o empréstimo para MEI como um dos mais procurados durante a pandemia, houve ainda uma série de incentivos para que as pessoas que atuam como MEI tivessem o acesso ao crédito facilitado, como juros reduzidos, maior prazo de pagamento, entre outros fatores, alguns estabelecidos pelo governo como regra para este período.

Empréstimo para negativados

Infelizmente, as dificuldades financeiras são uma realidade para grande parte das famílias brasileiras, o que faz com que exista um número bastante elevado de pessoas com o nome sujo atualmente. Isso significa que são pessoas com dívidas pendentes e que fazem parte das listas de inadimplência em órgãos de proteção ao crédito.

Isso faz o seu acesso a serviços de crédito, como o empréstimo, ser mais dificultado. Porém, uma modalidade de empréstimo relativamente recente, e que é praticada por cada vez mais empresas credoras é o empréstimo pessoal para negativados e com restrição.

Este serviço permite que as pessoas com problemas financeiros também possam contar com acesso a dinheiro emprestado, embora precisem arcar com taxas de juros mais elevadas e limites de crédito reduzidos, por exemplo. Mesmo com estas características menos atraentes, este foi outro empréstimo bastante procurado durante a pandemia, especialmente por pessoas que perderam suas principais fontes de renda.

– Empréstimos com garantia

Embora não tenha sido tão procurado quanto os demais tipos de empréstimos, os empréstimos com garantia foram outra modalidade de serviço que proporcionaram alguma facilidade para que pessoas conseguissem crédito ao longo da pandemia.

Também chamado de refinanciamento, o empréstimo com garantia é um serviço no qual o cliente oferece algum bem, como um veículo ou um imóvel, como garantia de que a empresa credora não terá prejuízo ao lhe emprestar dinheiro. Em algumas situações, isso pode ser visto como um risco, pois o não pagamento da dívida pode levar à perda deste bem.

Em geral, as pessoas que buscaram por este tipo de empréstimo na pandemia são aquelas que precisavam de quantias maiores de dinheiro, e não pessoas que passaram por grandes dificuldades como a perda total de sua fonte de renda, por exemplo.

É importante que se tenha em mente que, embora tenham sido mais procurados ao longo da pandemia, por ser um momento de dificuldade financeira, os empréstimos não devem ser vistos apenas como algo a ser utilizado em situações emergenciais. Isso porque existem muitas situações nas quais estes serviços podem ser muito úteis para que se consiga dinheiro de forma rápida e sem comprometer a sua saúde financeira.

Para saber ainda mais sobre estes e outros tipos de empréstimos, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados!