Dentre todos os problemas financeiros que podem atingir as pessoas atualmente, um dos mais problemáticos, e, também, um dos mais comuns é o CPF sujo, ou simplesmente o nome sujo no mercado, como é mais popularmente conhecido esse tipo de situação. Isso pode gerar uma série de empecilhos à pessoa com esse problema em seu CPF, como a impossibilidade de utilização de serviços financeiros, por exemplo, entre muitas outras restrições.
Com isso, é muito importante que se saiba como proceder para resolver o problema de CPF sujo em órgãos de proteção ao crédito, de forma que se possa ter, novamente, o seu nome limpo e acesso a qualquer tipo de serviço.
É comum que as pessoas imaginem que limpar o seu CPF é algo muito difícil e trabalhoso, o que não é completamente verdadeiro. As ações necessárias, em geral, são bastante simples, mas exigem que se tenha uma boa organização financeira, pois pode ser necessário que algumas dívidas antigas sejam quitadas para que o seu nome volte a ser considerado completamente limpo.
Como saber se o seu CPF está sujo?
O primeiro passo para conseguir ter o seu CPF limpo é a realização da consulta para saber se, de fato, o seu nome está sujo e possui dívidas pendentes com os órgãos de proteção ao crédito. Esse tipo de consulta é bastante simples e fácil de ser feita, e pode ser realizada pela própria pessoa por meio de seu computador ou celular.
Para isso, basta que se entre nos sites das principais entidades de proteção ao crédito e se realize a pesquisa pelo seu CPF. Caso exista alguma pendência e seu nome esteja sujo, a própria organização lhe informará de quais são os seus débitos existentes, valores e todos os detalhes a respeito de sua dívida.
As instituições de proteção ao crédito que devem ser consultadas para que se saiba se o seu CPF está sujo são Serasa, SPC e Boa Vista, que são completamente abrangentes e permitem ao cliente saber a situação real de seu CPF no momento. Este tipo de consulta é gratuita, mas existe a possibilidade de acompanhamento de seu CPF em tempo real por parte de algumas destas instituições, o que passa a ser um serviço pago.
É importante que se saiba, ainda, que para a realização dessa consulta de seu CPF será necessário que se crie uma conta nestas páginas, com suas informações e senha pessoal, de forma que apenas você tenha acesso a suas informações no site consultado.
Como limpar o seu CPF?
Depois de consultar o seu CPF nas instituições de proteção ao crédito, e verificar que há, de fato, alguma pendência em seu CPF, será necessário proceder para o pagamento dessas dívidas e, consequentemente, limpar o seu nome no mercado.
Em geral, as instituições de proteção ao crédito já possuem autonomia para oferecer aos clientes acordos de negociação desta dívida, os quais podem, muitas vezes, apresentar bons descontos com relação a valores de multas e juros. Assim, é possível que já durante a consulta a seu CPF nestas páginas seja possível realizar estes acordos e conseguir regularizar sua situação.
No entanto, nos casos em que este acordo previamente autorizado não esteja disponível, é preciso que se entre em contato diretamente com a empresa credora na qual seu débito está pendente. Neste contato também é possível que se busque por algum tipo de acordo que facilite o pagamento da dívida e a consequente regularização de seu CPF, como descontos de juros e multas, parcelamento, entre outras facilidades.
Após o pagamento da dívida existente, a empresa credora deverá entrar em contato com o órgão de proteção ao crédito e solicitar a retirada de seu nome de qualquer lista de inadimplência em que esta dívida seja a causa de sua inclusão. O prazo para que isso aconteça e seu CPF volte a estar limpo é de até cinco dias úteis.
CPF sujo indevidamente
Uma situação menos comum, mas que também pode acontecer com qualquer pessoa é se deparar com o seu CPF sujo de maneira equivocada, ou seja, por conta de uma dívida em seu nome que não é reconhecida por você. Isso pode acontecer em casos de cobrança indevida, ou mesmo por pagamentos realizados e não creditados pela empresa na qual sua dívida foi feita anteriormente.
Neste caso, não é necessário pagar novamente por esta dívida, caso isso já tenha sido feito, porém, é preciso que se aja para efetivar a limpeza de seu nome. Isso precisa ser feito por meio de um contato com a empresa credora e a contestação da dívida que levou seu nome até as listas de inadimplência de órgãos de proteção ao crédito.
Ao entrar em contato com a empresa, você deverá indicar a realização anterior do pagamento ou o não reconhecimento de sua dívida, de modo que a própria empresa deva esclarecer o motivo da cobrança, ou da falta de atualização de seus registros.
Caso se comprove que o pagamento já foi realizado, ou que a dívida não foi feita por você, a empresa deve solicitar a retirada imediata de seu nome de qualquer lista de restrição ou inadimplência em que seus dados tenham sido inseridos, de forma que isso não lhe gere qualquer tipo de prejuízo ou dificuldade em sua vida pessoal ou profissional.
Assim, consultar os eu CPF e saber se seu nome está sujo ou não, bem como realizar a limpeza de seu CPF, são ações bastante simples, que não exigem muito tempo de qualquer pessoa e pode ser feito a qualquer momento pela internet. No entanto, caso seu CPF esteja sujo, busque realizar um planejamento financeiro para quitar seus débitos e, assim, conseguir reorganizar a sua vida financeira de modo que não volte a ter maiores dificuldades e problemas no futuro.
Além disso, faça um acompanhamento regular de seu CPF nos sites das instituições de proteção ao crédito, tanto para saber se suas informações estão regularizadas quanto para o acompanhamento de seu score financeiro, que pode ser um bom indicativo de sua saúde financeira atual.
Para saber ainda mais sobre como lidar com o CPF sujo, como proceder para o pagamento de dívidas e limpar o seu nome, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados, como o uso de cartões de crédito, empréstimos pessoais para negativados, controle de gastos e educação financeira em geral.
Isso lhe permitirá conhecer maneiras de lidar melhor com o seu dinheiro, evitar dívidas e conseguir fazer com que o seu orçamento seja melhor distribuído para que não se tenha qualquer tipo de problemas relacionados a dívidas e inadimplência, muito comuns atualmente!